EPAGRI

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, nasceu em 1991, quando foram incorporadas numa só instituição a Empasc, a Acaresc, a Acarpesc e o Iasc. No ano de 2005 também foi incorporado o Instituto Cepa. A fusão aproximou os trabalhos de pesquisa e extensão rural, somando experiências em diferentes áreas, e fortaleceu ainda mais o setor.


No município de Canoinhas, a então Acaresc foi instalada em junho de 1963, seu primeiro escritório localizava-se na Rua Caetano Costa, sendo os primeiros funcionários os Engenheiros Agrônomos Conrado Zimermann e José Francisco Centeno de Carvalho.


A Empasc instalou-se no município de Canoinhas em novembro de 1989, no atual endereço - BR 280, bairro Campo da Água Verde, sendo seus primeiros funcionários os pesquisadores Hamilton Justino Vieira, Enok Onofre Machado (in memoriam) e Gilson José Marcinichen Gallotti. Hoje a Epagri conta em Canoinhas com a Sede da Gerência Regional, a Estação Experimental de Canoinhas, o Centro de Treinamento de Canoinhas e um Escritório Municipal. Ao longo dessas quase cinco décadas a Epagri contribuiu de maneira decisiva para o fortalecimento do setor agropecuário do município.


A Missão da Epagri é levar “Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.”

Dentre os principais objetivos da Empresa destacam-se a preservação do meio-ambiente, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de uma agricultura competitiva.