ADOSAREC

por admin última modificação 08/03/2018 21h58
Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas

Orestes Golanovski, hoje com seus quase 72 anos , dedica-se inteiramente a Doação de Sangue.

Desde que serviu o exército no Rio de Janeiro em 1958, onde fez pela primeira vez a sua doação de sangue nunca mais parou e se engajou nesta luta para Salvar Vidas. Quando retornou do exército Orestes prontamente se apresentava no Hospital de Canoinhas quando eram solicitados doadores de sangue.

Passou a ter contato direto com o drama de pessoas internadas. Em quatro ocasiões doou sangue duas vezes no mesmo dia. Em 1967 um dos casos foi o grave problema de uma senhora que usou 18 bolsas de sangue, mas infelizmente veio a óbito.

Em 40 anos Orestes Golanovski doou sangue 187 vezes, inclusive no picadeiro de um circo para divulgar o ato de doar sangue.

No dia 25 de novembro de 1991 fundou a ADOSAREC, que em 2011 completará 20 anos, hoje com mais de 4.500 doadores cadastrados e fidelizados. Somos por lei a Capital dos Doadores – Título conquistado com sangue.

Orestes Golanovski  convidado e entrevistado no Programa Jô Soares, e por quatro vezes foi notícia no Jornal Nacional, foi destaque no livro “Crônicas de um gesto voluntário”, editado pelo Ministério da saúde, e no livro “Brava Gente Brasileira” de Márcio Moreira Alves, foi capa da Revista Folha de São Paulo, além de ter sido tema de tese de mestrado na Faculdade São Marcos na capital Paulista, com todas estas ações Orestes Golanovski conseguiu que Canoinhas e região se tornassem um orgulho para Santa Catarina onde criou-se uma Cultura na Doação de Sangue.