Ass de Deus

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Na localidade de Santa Leocádia, município de Canoinhas, em 1929 chegaram três famílias evangélicas vindas da Ucrânia. Cristãos fervorosos, cedo começaram a testemunhar de Cristo, alcançando a família Kusma com a mensagem das boas novas.

Em 1932, chegava a Santa Leocádia o pastor Theodoro Tucan, ligado à Assembléia de Deus em São Paulo. Reuniu algumas famílias simpáticas a fé pentecostal e deu início a uma pequena congregação da Assembléia de Deus. Naquele mesmo ano o pastor Theodoro realizaria o primeiro batismo de crentes da Assembléia de Deus na região de Canoinhas, no qual diversos membros da família Kusma fariam sua confissão pública por Jesus.


Quando o pastor Theodoro resolveu retornar a sua terra natal, separou o irmão Floriano Olivete para o ministério pastoral e, tendo o jovem Kusma migrado para União da Vitória, convidou o pastor Olivete para iniciarem um trabalho da Assembléia de Deus naquela cidade.


Corria o ano de 1950, o irmão Clemente Kusma estava trabalhando na lavoura numa tarde de sol, quando teve uma visão da parte de Deus: contemplou com olhos espirituais uma campina cheia de ovelhas, porém não havia nenhum pastor. Então, uma voz ressoou em seu coração: ¨Vês quantas ovelhas sem pastor? Deixe a lavoura e apascenta o meu rebanho!

Pastor Kusma conservou em segredo aquela visão, entretanto, passados alguns meses, o irmão Olivette chegou a sua casa e, antes mesmo que falasse qualquer coisa, o Espírito Santo sussurrou aos ouvidos do irmão Clemente: ¨Hoje é o dia em que confirmarei a tua chamada.


Ainda em vida o pastor Kusma relembrando a história dos primeiros tempos falava sobre a principal dificuldade para a propagação das boas novas: à distância.

-Simplesmente não havia estradas e os meios de locomoção ficavam resumidos a uns poucos animais.

Clemente Kusma, porém não omitia as muitas perseguições. Contava, por exemplo, do dia em que a polícia chegou, durante um culto noturno e prendeu três famílias acusadas de serem comunistas. Foi necessário que a liderança da igreja fosse até Curitiba para intervir na liberação dos irmãos. Somem-se a isto as constantes zombarias de homens perversos:

Em muitos batismos eu tive que pedir a graça de Deus ao ver incrédulos se aproximarem dos crentes e imergirem nas águas alguns animais como cachorros, gatos e até cavalos, tentando ridicularizar a ato batismal que estávamos realizando. (relembra o pastor).


Mas, não obstante a oposição e ao escárnio, a igreja avançou triunfantemente e continua avançando em nome de Jesus.

A igreja evangélica Assembléia de Deus em Canoinhas hoje, tem se expandindo por todas as partes do município, em todos os bairros temos nossas congregações com um número considerável de fiéis que louvam ao Senhor Jesus Cristo. È louvável a maneira como Deus tem abençoado essa obra, salvando vidas, curando, batizando com seu Espírito Santo, libertando os oprimidos, os drogados, viciados e trazendo ao convívio da família e da sociedade, como também muitas pessoas bem sucedida na sociedade tem encontrado em Jesus, através da igreja a solução para os seus problemas de ordem gerais, e o aceitado como seu salvador.


Hoje a Assembléia de Deus em Canoinhas, tem um grande patrimônio; como um lindo templo sede na rua pastor George Weige, Nº 669 centro, e mais de vinte e cinco templos de suporte grande e médio nos bairros da cidade (chamados de congregações). Estamos construindo também o prédio administrativo da igreja com três andares e várias repartições, salão de festa, três apartamentos e etc. Entre membros e congregados somos mais de três mil fieis. (membros são aqueles que já foram batizados nas águas e podem participar do ato da santa ceia e das atividades na igreja). Nossa igreja faz um bom trabalho entre seus fieis como temos vários departamentos: Grupos de jovens, adolescentes, infantis, circulo de oração feminino e masculino, departamento de missão nacional/internacional, banda musical, conjunto instrumental, coral, grupo de evangelismo e etc. A Assembléia de Deus em Canoinhas hoje na presidência do pastor Elcio Costa Pereira, tem sido uma benção para o município no que tange o serviço social, resgate moral das famílias, do cidadão canoinhense e aconselhamentos espirituais. Seu objetivo é conduzir as pessoas a Cristo, e a ter uma vida em paz comunitária.


A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, comemora nesse ano de dois mil e onze, o seu centenário conforme o comentário da história acima. Aqui em canoinhas foi realizado a festa do centenário nos dias de 13 a 19 de junho. No dia treze na câmara dos vereadores de canoinhas foi feito uma linda sessão comemorativa ao centenário da igreja de Cristo no Brasil, com a iniciativa do presidente da casa vereador Beto Passos, seus colegas vereadores, amigos e na coordenação eclesiástica dos pastores, Elcio Costa Pereira, presidente da Ass. De Deus em canoinhas, Rodnei Câmara, presidente da Ass. De Deus Ministério de Madureira Canoinhas e pastor Daniel de Souza, secretário da Ass. De Deus em canoinhas SC. Durante toda a semana foi realizados cultos comemorativos, na praça da cidade e no templo sede da igreja local.

Hoje somos no Brasil, mais de vintes milhões de assembléianos que louvam e exaltam o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tudo isso representado no único e exclusivo nome de Jesus Cristo; pois Ele mesmo disse: Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida – João 14.6, o apostolo Paulo abordou isso, na sua primeira carta a Timóteo quando fala que só há um mediador (Jesus) entre Deus e os homens, confirmando que no que tange a vida eterna com Deus, só Jesus têm poder de nos fazer digno através de seu sacrifício na cruz.