EMBRAPA

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
O Escritório de Negócios de Canoinhas da Embrapa Transferência de Tecnologia, iniciou suas atividades em 1977 e a origem foi do ex-Centro de Treinamento e Multiplicação de Batata Semente do Convenio AGIPLAN-MAPA (Brasil) e GTZ (Alemanha), em suas atribuições recebe um grande afluxo de agricultores, técnicos estudantes e outras pessoas interessadas em obter informações e produtos.

A unidade produz batata semente, propágulos de batata doce, mandioca, plantas medicinais e além de mudas de frutíferas e algumas florestais. Além disto tem unidades de observação, de validação e demonstração de cultivares e espécies florestais, frutíferas, hortaliças, ornamentais e medicinais.
 Mantém os os matrizeiros de plantas básicas de maçã , pêra, ameixa, uva, além de armazém com câmaras frias para armazenamento de batata sementes produzidas pela Embrapa e além de prestar serviços de armazenamento a frio para produtores da região.

 Em apoio aos macro-programas de pesquisa, executa atividades de melhoramento genético de batata, cebola, cenoura e pêssego. Faz testes de validação (VCU) em milho, feijão, e trigo. Anualmente monta aproximadamente 100 unidades demonstrativas de diversas novas cultivares da Embrapa, tanto na unidade física de Canoinhas, quanto em propriedades de agricultores em diversos municípios catarinenses e paranaense, realizando diversos dias de campo.

A cada ano são feitos diversos dias de campo institucionais em Canoinhas onde são mostrados as diversas cultivares e espécies nas varias unidades demonstrativas perenes instaladas na unidade. Ressalta-se também que o laboratório de fitossanidade, credenciado pelo MAPA, realiza aproximadamente 200.000 analises de vírus de batata semente por ano, sendo o maior em volume de analises realizadas no país.