Polícia Militar

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
3º Batalhão de Policia Militar de Santa Catarina

O 3º BPM, com sede em Canoinhas, tem suas origens na Terceira Companhia Isolada, instalada a 5 de maio de 1952, pelo então Comandante Geral da Corporação, o Coronel João Cândido Alves Marinho. O Primeiro Comandante foi o Capitão Jubal Coutinho. A extensa jurisdição atribuída a esta Companhia, levou, a 29 de novembro de 1960, o Coronel Antônio de Lara Ribas, Comandante Geral da época a transformá-la no 3º Batalhão de Polícia Militar, com a denominação de “Batalhão Januário Cortes”, em homenagem ao Tenente Coronel Januário Cortes, grande combatente da Guerra do Contestado.

O 3º BPM, na época possuía jurisdição sobre cinquenta por cento (50%) do Estado de Santa Catarina, e cobria além do Planalto Norte, os campos de Lages e a região do Rio do Peixe.

Divide-se atualmente em duas companhias sendo, a 1ª companhia na cidade de Porto União, o qual atende os municípios de Irineópolis e Matos Costa. A 2ª companhia na sede do município , a qual atende os municípios de Canoinhas,Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.


Importância Social

O 3º BPM, sempre teve um papel de fundamental importância na sociedade do Planalto Norte Catarinense. A participação comunitária foi intensa desde a sua criação até os dias atuais. Além de todas as suas ações de Policiamento Ostensivo desenvolvidas junto a Comunidade, existe uma identificação cultural da Organização, pois diversos oficiais e praças passaram pelo mesmo. Muitos aqui constituíram, famílias e hoje estão distribuídos por diversos municípios do estado. Diversos Sargentos, Cabos e Soldados tiveram sua formação acadêmica neste Batalhão.O Batalhão já teve 25 Comandantes e o atual Comandante é o Ten Cel Mario que é natural de Canoinhas.