Arquiteto

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Sr. Carlos Alberto Cunha Ferreira Costa

Carlos Alberto da Cunha Ferreira da Costa. Nesta cidade que comemora seus 100 anos ele é simplesmente o Cacá. Nascido no Rio de Janeiro em 19 de abril de 1956 escolheu criar seus dois filhos na cidade de Canoinhas. Os motivos e explicações para ter saído da cidade praiana e ter vindo para o Planalto Norte Catarinense foram muitos.

É o terceiro de quatro filhos de um casal de advogados: Alberto e Doris Ferreira da Costa. Elizabeth, Christina, Carlos Alberto e Luiz Alberto cresceram em Ipanema e o gosto pelas cidades pequenas e o campo vieram dos finais de semana da família em um sítio localizado em uma cidade do interior perto do Rio.

Aos finais de semana o momento pai e filho aconteciam entre as estruturas e o cimento de obras, eram passeios para ver as construções. Esses momentos e o avô arquiteto deram a ele todos os motivos para se apaixonar pela profissão e como ele gosta de dizer “trabalhar com o que nós amamos, isso é o que mais importa”. E lá se vão mais de 30 anos desde que se graduou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro.

Carlos Alberto, é conhecido pela voz alta e o estilo moderno e conceitual que trouxe a cidade com o seu trabalho. Foi um dos primeiros arquitetos da cidade e carregou consigo o dever de defender e apresentar a importância deste trabalho na vida dos canoinhenses.

Para isso, chegou de mansinho abriu um escritório em casa e começou a trabalhar. O primeiro cliente? Ele deve lembrar bem quem foi, mas de cliente em cliente vieram às conquistas de amizades que só fizeram com que a historia do Cacá aqui em Canoinhas se engrandecesse, amizades às quais não caberiam em uma historia contada tão rapidamente.

Amor é um só, a sua esposa Heloisa, formam o par perfeito com o sotaque carioca que os canoinhenses adoram tirar sarro, e se acostumaram a escutar. E lá se vão quase 30 anos de casamento. Casamento este, que gerou frutos que não se distanciam tanto assim da maneira de ser do Cacá e da Helô.

A filha mais velha, Juliana, é bacharel em Direito e, o mais novo, Raphael, é jornalista.

Hoje o escritório que começou na sua casa, ganhou seu lugar em Canoinhas e foi por ser um homem correto, bom profissional, leal aos amigos, sua família e seus princípios, que Cacá conseguiu esse tão estimado lugar.

Foi responsável por projetos, como a reforma do Museu Orty Machado e da praça Dr. Oswaldo de Oliveira, alem de inúmeras residências e espaços comerciais. Que se fossem assinados nos últimos dois anos teriam a marca Costa & Schroeder Arquitetura & Design , pois hoje Cacá tem como sócio Ederson Jean, que muito cedo começou a trabalhar com ele, agora formado em design e caminhando para sua formatura em arquitetura.

Prestador de serviço constante ao desenvolvimento de toda a região de Canoinhas, Carlos Alberto não mede esforços, nem cabelos brancos, para ver a cidade, que ele escolheu como sua casa, crescer.