BOMBEIROS

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
9º Batalhão de Bombeiros Militar
Nascido de um anseio antigo da população Canoinhense, que era o de ter em seu município uma unidade do Corpo de Bombeiros, desejo este que aflorava-se mais intensamente quando a população perdia para o fogo seu patrimônio e arriscavam suas vidas. O combate a incêndios era realizado pela própria população, pelos militares do 3º Batalhão de Polícia Militar e pela Brigada de Incêndios da Empresa Rigesa, de Três Barras.

Em 1983, o então Prefeito José João Klempos, compartilhava os anseios da comunidade e tralou como uma de suas metas a instalação do Corpo de Bombeiros aqui em Canoinhas. Assim, em um terreno do Estado, o executivo municipal, com recursos próprios, edificou as instalações físicas necessárias para o funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar, ficando para o Estado ainda a destinação de viaturas, pessoal e equipamentos. O mobiliário básico foi doado pela Associação Comercial e Industrial de Canoinhas. O efetivo foi recrutado do próprio 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas e de outras unidades da região, sendo treinado e formado aqui mesmo.

A fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas ocorreu no dia 12 de setembro de 1984, e foi inicialmente denominado de 2ª Subseção de Combate a Incêndios. O efetivo inicial era composto de 44 homens, sob comando do 1º Tenente BM José Luiz Masnik, que é hoje o atual comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. O quartel ainda foi aparelhado com duas viaturas de combate a incêndios com equipamentos básicos – um Auto Bomba Tanque com capacidade de 4.000 litros de água e um Auto Tanque de 12.000 litros, ambos da marca MB ano 1982, além de 10 barcos de alumínio e outros equipamentos diversos.

O primeiro incêndio atendido foi em 26 de outubro do mesmo ano, à 1 h e 30 min da madrugada, na Serraria da Cisframa, bairro industrial, tendo sido extinto com sucesso e poucas perdas para a empresa.

No ano de 1988 foi criado o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), cujos recursos são utilizados para aquisição de veículos, materiais e equipamentos utilizados nas atividades de bombeiro. Como exemplo, citamos as três ambulâncias Auto Socorro de Urgência que foram adquiridas e equipadas exclusivamente com recursos do fundo para atender à população de Canoinhas em casos emergenciais de atendimento pré-hospitalar.

No ano de 2005, também com recursos do fundo municipal e participação da classe empresarial de Canoinhas, foi encarroçado o caminhão Ford ABTR 26 (auto bomba tanque resgate), cujo chassis foi doado pelo Estado. Este caminhão está dotado de equipamentos que permitem, além do combate à incêndios, resgatar vítimas de acidentes, principalmente os automobilísticos, que porventura estejam presas nas ferragens dos veículos. Paralelamente são atendidas ocorrências envolvendo a prestação de socorro e resgate em casos de vendavais, afogamentos, animais peçonhentos, incêndios florestais, etc.

Também são desenvolvidas pela Seção de Atividades Técnicas, atividades de fiscalização visando a instalação e funcionamento de sistemas de combate à incêndio em edificações comerciais, industriais, de reunião de público, entre outras, com o objetivo de minimizar ao máximo a ocorrência de incêndios no município, atividade esta essencialmente preventiva.