CREA

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia

Todos sabem que a ação mais importante do CREA-SC, e que demonstra a preocupação do Conselho com a sociedade, é a intensa fiscalização do exercício profissional, coibindo a atuação de leigos no mercado, garantindo mais segurança para todos. Acompanhando essa tendência de valorização do capital humano, o CREA-SC trabalha há 53 anos para apoiar, orientar, fiscalizar e aprimorar as competências dos profissionais responsáveis pela maioria dos avanços que a sociedade experimenta hoje. A fiscalização vem sendo voltada para um perfil mais educativo e orientativo, fazendo com que o Conselho registre altos índices de Anotações de Responsabilidade Técnica - ARTs, documento onde o profissional assume a responsabilidade pelo serviço prestado evitando problemas futuros.

As idéias e os projetos dos profissionais da área tecnológica afetam diretamente a sociedade e o meio ambiente. Dentro dessa realidade, o CREA-SC busca oferecer suporte para que engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos industriais, técnicos agrícolas e tecnólogos absorvam rapidamente as evoluções no setor da tecnologia. São cerca de 44.000 profissionais e 12.000 empresas registradas, que formam o maior conselho de Santa Catarina.

Para realizar todo esse trabalho, o CREA conta com uma estrutura sólida composta por representantes de Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe das áreas do sistema em todo o Estado, somando 90 conselheiros em seu plenário, divididos em nove Câmaras Especializadas.

Para atender Santa Catarina, o CREA possui 23 Inspetorias Regionais, 7 Escritórios e 4 Postos de Atendimento, que levam os serviços do Conselho para bem perto dos profissionais e da comunidade catarinense, com o máximo de agilidade.

Entre as 23 inspetorias do estado, podemos ressaltar a Regional de Canoinhas, fundada em 1982, que atende prioritariamente as cidades de Três Barras, Major Vieira, Irineópolis, Papanduva, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Porto União (onde o CREA-SC também possui um escritório para facilitar o acesso aos profissionais e empresas) e Canoinhas.

Estes municípios representam um universo de aproximadamente 800 profissionais e mais de 200 empresas do setor tecnológico, que registram anualmente cerca de 5.500 ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica.

Em sua estrutura a inspetoria de Canoinhas tem como Diretor Regional o engenheiro civil Auri Geraldo Pedrassani Filho, além de um colégio de 11 inspetores regionais, os agentes administrativos Álvaro Fuck e Rosemeri Baukart Dubena e os fiscais Denilson Antonio Groli e Jeferson Endler de Souza.

A busca constante pela valorização profissional, pelo fortalecimento da fiscalização e do sistema Confea/Crea, pela parceria e integração com as Entidades de Classe e Instituições de Ensino, e pela inserção definitiva do Conselho na sociedade, respondendo às demandas por novas soluções para o progresso e para o desenvolvimento de projetos de interesse social são compromissos da atual gestão presidida pelo engenheiro agrônomo Raul Zucatto.

O Programa de Educação Continuada - PEC destina recursos de até 10% da receita líquida anual para apoio a cursos, seminários, encontros, simpósios e outros eventos de aprimoramento técnico, garantindo a atualização permanente dos profissionais habilitados e incentivando o desenvolvimento de novas competências, sempre em parceria com as Entidades de Classe.

Sem a qualidade do trabalho oferecido pelos profissionais registrados no Conselho não seria possível defender-se um desenvolvimento verdadeiramente sustentável do Estado. É por isso que a missão do CREA-SC vai muito além da fiscalização do exercício profissional.

São exemplos recentes deste comprometimento: a fiscalização das obras de duplicação da BR-101 Sul, as vistorias em obras públicas municipais e estaduais, o acompanhamento da adequação dos novos Planos Diretores ao Estatuto das Cidades, a colaboração com a implantação do PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação, em Santa Catarina e a parceria com outros órgãos, como o Ministério Público, viabilizando projetos e apoio a programas nas áreas de saneamento, segurança, acessibilidade, preservação do meio ambiente e busca pela sustentabilidade no meio urbano e rural.

Esses compromissos serão mantidos, tendo como foco a visão: ser reconhecido pela sociedade e pelos profissionais como instituição-referência por sua eficácia, integridade e credibilidade.

O CREA-SC trabalhará diariamente oferecendo os melhores serviços para que engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos industriais, técnicos agrícolas e tecnólogos possam orgulhar-se de seu Conselho Profissional.