APAE

por admin última modificação 08/03/2018 21h58
Associação dos Pais e Amigos dos Excepicionais

                A Escola Especial “Santa Cruz” surgiu a partir do movimento de algumas pessoas da comunidade, que tinham como objetivo, organizar um local onde as pessoas com deficiência recebessem atendimento especializado.

            A APAE de Canoinhas foi inaugurada no dia 03/04/1976. Contava com uma diretoria, as mesmas que compunham a sua fundação, 04 professores, 01 secretária e 12 alunos. Localiza-se no centro da cidade de Canoinhas à rua Felipe Schimidt, nº 658.

O terreno da escola tem 1600m e sua parte externa possui uma área coberta, uma garagem, uma quadra de esportes (chão de areia) e um parquinho. Na parte interna há 33 dependências, além de mais 03 salas térreas e 02 banheiros construídos recentemente.

 O Plano Político Pedagógico da escola tem como objetivo: “Compreender a educação como um fenômeno humano produzido em situações sócio-históricas: questionando, refletindo e propondo metas para definir qual o papel da escola especial, enquanto espaço de socialização do saber”.

As reuniões pedagógicas normalmente são organizadas pela coordenação pedagógica/direção com estudos afins, relacionados a toda ação educativa da escola.

Hoje a escola conta com 171 alunos, que tem uma boa socialização entre eles, com os professores e demais funcionários.

           Os pais que tem filhos matriculados na escola, na sua maioria são de nível sócio econômico médio/baixo e a grande maioria tem apenas o primeiro grau incompleto.

São realizadas reuniões com os pais para orientá-los e apresentar o trabalho realizado na escola. Oferece-se oportunidade para os pais opinar sobre a escolaridade dos filhos.

              A comunidade é participativa em todas as promoções da escola e sempre convida a escola nos diferentes eventos que ocorre na comunidade.

             Dentro da programação interna da escola promovem-se atividades culturais.

             Conta-se com um Clube de Mães formado por mães de alunos e senhoras da comunidade que se reúnem nas segundas-feiras nas dependências da escola no período vespertino.

              A APAE de Canoinhas conta com uma diretoria composta por treze membros que lutam pela instituição escolar a mais de 28 anos.

             A fisioterapia se faz presente na escola com um total de 40 horas, pois tem como objetivo a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência. Os períodos de atendimento são matutino e vespertino e ainda 20 alunos da Educação Profissional freqüentam a escola em período integral.

              A Escola Especial “Santa Cruz” atende pessoas com deficiência mental e tem por filosofia “Educar para o exercício da cidadania”.

 

   As modalidades de atendimento são subdivididas em:

 

Educação Infantil – 0 a 7 anos

Ensino Fundamental – 7 a 14 anos

Atendimento ao deficiente mental dependente

Atendimento Ocupacional

Educação e Trabalho

Serviço Itinerante

SAEDE-DM

 

             Trabalhos realizados nas oficinas: reciclagem de papel, tapeçaria, bijuteria, Serviços Gerais, Empacotador e Auxiliar de Caixa de Supermercado, entre outros.

   Iniciou-se no ano de 2004 um programa de educação e trabalho, através de cursos profissionalizantes, para trabalharmos com os alunos acima de 16 anos e que tenham elegibilidade para desempenhar uma função junto ao mercado formal e informal.

            Como resultado dos cursos profissionalizantes, já se encaminhou 10 alunos para o mercado de trabalho no início de 2008. Trabalho este, iniciado por meio de uma ação da Empresa Mili, a qual acatou uma proposta de aprendizes que a APAE possuía e necessitava de parceria. Hoje os alunos estão sendo treinados por monitores da referida empresa, em local apropriado, antes de assumirem um posto na própria Empresa.

             Além das atividades em sala de aula, os alunos freqüentam aulas de Educação Física, Artes e Informática.

             O atendimento médico dos alunos é oferecido através de convênio APAE/UNIMED (20 consultas mensais ).

          Dispomos de 02 kombis que transporta alunos de todos os bairros da cidade até a escola. Pensa-se que muito se tem a fazer em prol do aluno com deficiência, mas salientamos que estamos sempre em busca de novas alternativas para o processo de inclusão social, bem como auxiliem todo deficiente a ter vez e voz em um ambiente de muitas contradições.

             A escola oferece, ainda durante o ano letivo, 03 refeições diárias sendo: lanche às 10 horas, almoço para os alunos do período integral e lanche às 15 horas.

Em agosto de 2010, foi firmado contrato de prestação de serviços de saúde com o Sistema Único de Saúde para atendimento de: fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psiquiatria e assistência social, que viabilizou a contratação efetiva de mais profissionais, ampliando o atendimento aos alunos e suas famílias.

Em 2011, foi implantado o consultório odontológico para atendimento dos alunos, com profissionais (dentista e auxiliar) e o material cedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.

A atual diretoria eleita para o mandato 2011/2013, é composta por 19 membros e é presidida pela Sra. Ana Helena Procopiak.