COMSOL

por elton — última modificação 08/03/2018 21h58
Cooperativa de Organização Produção e Comercialização Solidária

A sua fundação em 29 de outubro de 2005 a partir de famílias de agricultores que atuavam na militância das pastorais e movimentos sociais, a COMSOL, se desenvolveu vencendo as dificuldades produtivas e organizativas, das famílias de agricultores que hoje formam o conselho de agricultores familiares em cada município envolvido.

Na sua organização tem uma direção com 3 agricultores da cada município, um articulador e um conselho que dirigem as ações nos municípios da base envolvida.

Um dos pontos forte de concentração de esforços sempre foi a produção agroecológica, com o resgate de sementes creoulas, não utilização de insumos químicos, agregação de valor aos produtos e comercialização direta ao consumidor, através de feiras livres, Programa de Aquisição de Alimentos –PAA/CONAB,Programa Nacional de alimentação escolar com a compra direto dos agricultores familiares-PNAE.

A COMSOL trabalha com 270 sócios em: Canoinhas, Bela Vista do toldo, irineópolis e Porto União.

Comercializa seus produtos no circuito sul de comercialização da rede ECOVIDA na região sul do Brasil, no mercado institucional com os programas de alimentação escolar e entidades assistenciais. Fornece alimentos para o corpo de bombeiros da região, para o hospital Santa Cruz de Canoinhas, creches e CEIs.Fas a comercialização dos produtos agroecológicos em 46 feiras nos municípios da região.

Na busca do programa de alimentação escolar, foi fundamental na organização dos CONSEAs-Conselho de Alimentação Escolar de: Canoinhas, Bela Vista do Toldo Irineópolis e Porto união sendo protagonista neste processo.

Outro protagonismo da COMSOL foi a busca de recurso e a construção dos moinhos de produção de pó de basalto com dois moinhos em Canoinhas e Porto União, apoiado pelo Ministério do desenvolvimento agrário-MDA,ministério este fundamental na organização e apoio com projetos de estrututração da COMSOL. O pó e talco de basalto é um insumo agrícola ecológico e farto em nossa região que está revolucionado a produção principalmente a agroecologia.


Apesar dos avanços alcançados ao longo dos anos, dos grupos de ecológicos ainda possui uma grande demanda reprimida de famílias que gostariam de estar participando do processo. Mesmo os grupos que atuam intensamente hoje na Agreecologia sofrem dificuldades com a falta de acompanhamento técnico, de geração e difusão de tecnologias apropriadas à produção agroecológica e apoio à comercialização. Nos quatro municípios onde atua, os problemas se assemelham e sua solução é buscada, constantemente, via organização regional.

Essa organização tem propiciado processos de compra e venda coletivas, principalmente de cereais e hortaliças agroecológicas para o mercado local e para exportação. Este processo avançou para outros produtos e tem despertado mais famílias para a necessidade da comercialização organizada e solidária. Assim, os grupos têm buscado um modelo de organização na cooperação que seja protagonizado e conduzido pelas próprias famílias de agricultores, com organização regional e que otimise o capital social e os recursos econômicos e produtivos da agricultura familiar do território.



Quantos CEIs, Quantas escolas,quais as outras entidades em Canoinhas.

A quantia de produtos e ou valor em R$ /ano.