Vereadores realizam quarta Sessão Itinerante no IFSC de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 16/11/2023 17h50

Vereadores realizam quarta Sessão Itinerante no IFSC de Canoinhas

 

A iniciativa de realizar sessões itinerantes em locais diferentes como foi no maior Bairro da cidade pode facilitar o acesso dos cidadãos aos representantes eleitos e incentivar uma participação mais direta na discussão das questões da cidade

 

A quarta Sessão Itinerante do ano, aconteceu na terça-feira, 14, no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Canoinhas. Os dez vereadores estiveram presentes para apresentar as demandas de Canoinhas.

O vereador Wilmar Sudoski foi o que mais defendeu e falou sobre o Bairro Campo da Água Verde onde acontecia a sessão. Pontuou os principais problemas como na área da saúde, iluminação pública, buracos e algumas ruas que segundo ele já mereciam ter a tão sonhada pavimentação asfáltica interligando as ruas.

Vereador Willian Godoy falou na tribuna e defendeu as causas do IFSC, falou que o espaço usado é uma maneira de destacar e valorizar ainda mais os assuntos. Por isso temos que valorizar a instituição onde estamos (IFSC), e a nossa educação de Canoinhas, por isso iremos enviar requerimentos e a consolidação dos cursos, mais professores, mais verbas para dar continuidade às atividades e as oportunidades de crescimento. “A concorrência saudável é salutar para que tenhamos instituições fortes, e nós enquanto gestores públicos estamos aqui para valorizar e buscar ainda mais, [...]”.

Na ocasião, e pré-escrito falou na tribuna livre, o Diretor Geral do IFSC Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza, onde colocou aos vereadores e público presente a real situação do campus e as expansões futuras da unidade, e ainda possíveis desafios e problemas a serem enfrentados. Pediu a ajuda e o empenho dos vereadores juntos aos políticos Estaduais e Federais. Souza agradeceu a presença dos vereadores e todos presentes, e que valorizam ainda mais a instituição [...].

Saiba quais foram os assuntos da sessão:

Requerimentos de todos os vereadores e que serão encaminhados como ofício para à Prefeita Juliana Maciel Hoppe e as respectivas pastas responsáveis;
=> ao Secretário Municipal de Planejamento, Rafael Rottili Roeder solicitando informar qual a previsão para a manutenção do Ginásio de Esportes Melquiades Pereira da Cruz, especialmente no que diz respeito ao conserto das divisórias dos banheiros e nos problemas estruturais na cobertura, pois chove dentro, comprometendo a qualidade e a segurança das atividades ali realizadas.
=> vereadores solicitaram informações com está sendo programada a substituição das lâmpadas convencionais por Led nas ruas Fauri de Lima, Otavio Tabalipa, Nazir Cordeiro, Theodoro Humenhuk, Alfredo Mayer, Frederico Kohler, Otávio Ferreira da Silva, Valdemiro Olsen, entre outras ruas do bairro.
=> qual o cronograma para o conserto dos buracos com massa asfáltica das ruas Jacob Scheuer, Guilherme Prust, Nazir Cordeiro e demais ruas do bairro Campo da Água Verde?
=> “MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO”, à Cia Canoinhas de Papel, por aderir ao Programa Adote um Espaço Público, Lei nº. 6.696, que beneficiará toda a comunidade do Campo da Água Verde, e deixará um marco dos 40 anos de existência dessa empresa que gera riqueza e desenvolvimento em Canoinhas.
=> toda edilidade presente, requereu que seja encaminhado ofício aos Deputados Federais e ao Senadores e Santa Catarina, apresentando MOÇÃO DE APOIO para a consolidação da implantação do IFSC Canoinhas, com a liberação de vagas para professores e liberação de recursos para implantação de estruturas para mais cursos, propiciando a verticalização completa dos cursos. Segue em anexo carta da comunidade corroborando com o anseio desta Casa pelo crescimento do nosso Campus.
=> para a Secretária Municipal de Saúde, Francieli da Costa Colla, pergunta-se: como está o quadro de médicos atendendo na Unidade Básica de Saúde do Campo da Água Verde, pois tem pacientes que precisam marcar consulta para pegar a receita do medicamento de uso contínuo e estão tendo dificuldades, estão todos atendendo?

Na oportunidade foram indicados os seguintes assuntos de autoria de todos os vereadores:

À Diretora do Detracan, Camila Lima, para que realizem parcerias com os cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnicos relacionados para a construção de um sistema que recolhe dados e gere mapa de calor das áreas com mais acidentes em Canoinhas.

Ao Secretário Municipal de Planejamento, Rafael Rottili Roeder e à Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rafaela Mayer Zaniolo Seleme para que realize parcerias com os cursos de Agronomia e técnicos relacionados para a produção de mudas de enxerto e plantio em terrenos que possibilitem a criação de Pomares Públicos em Canoinhas

Já ao setor de Planejamento Municipal os edis sugeriram para que realizem parcerias entre com os cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações para realização de testes de qualidade e verificação in loco das obras de pavimentação do município, e que realizam estudos para a arborização com árvores frutíferas de pequeno porte na Avenida Júlio Budant Neto e outras ruas que o espaço permita.

A possibilidade de elaborar projeto de pavimentação asfáltica para a rua Frederico Kohler, entre a Avenida Júlio Budant Neto até a rua Acir Woitexen e todas as travessas entre as ruas Frederico Kolher, Avenida dos Expedicionários e Alfredo Mayer ligando a Júlio Budante Neto até o Portal e estudos para a construção de faixas de pedestres elevadas e a instalação de semáforo nas Avenidas dos Expedicionários e na Avenida Rubens Ribeiro da Silva, também foi apontado e discutido na oportunidade.

Para o Gestor da Fundação Municipal de Esportes e Lazer Jean Dondé, foi sugerido que faça a manutenção do portão da quadra de esportes na rua Joaquim Vieira de Lima, próximo ao CEI Landi Neppel, bem como a instalação de lixeiras em torno na quadra e a iluminação da quadra, e ainda fazer parceria com alguma entidade para ajudar nos cuidados da mesma.

Ao Secretário Municipal de Obras, Gilmar Martins de Souza, os vereadores deram a ideia de que faça a manutenção com patrola e colocação de material em todas as ruas do Campo da Água Verde, principalmente nas ruas Carlos Wagner e Fauri de Lima.

Para que seja realizada perícia na rua Theodoro Humenhuk nº 1.510 onde surgiu um buraco, para avaliar o que está ocasionando o buraco, e que seja tomada providências antes que ocorra um acidente, tendo em vista que o buraco aumentou ainda mais e não teve uma providência do município, mesmo com o envio da indicação n.526.

E para que seja realizada melhorias nas bocas de lobo da rua Theodoro Humenhuk, trecho entre a Avenida dos Expedicionários e Avenida Rubens Ribeiro da Silva, encerraram a sessão. 

IFSC_01.jpeg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas