Vereadores de Canoinhas iniciam mobilização regional para que Governo do Estado invista nas rodovias estaduais e não nas federais

por Assessoria de Imprensa última modificação 11/05/2021 11h05

A governadora interina, Daniela Reinehr, vetou o projeto de lei, aprovado pela Alesc, que previa a injeção de até R$ 350 milhões de recursos estaduais em três obras federais, nas rodovias BR-470, BR-280 e BR-163

De autoria de toda edilidade, durante a sessão de segunda-feira, 10, será encaminhado requerimento (ofício), aos Deputados Estaduais, solicitando seu posicionamento pela manutenção do Veto ao Projeto de Lei nº 065.7/2021, que autoriza a abertura de crédito especial em favor da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, diante das inconstitucionalidades na matéria, especialmente pelas emendas apresentadas que aumentaram as despesas e oneram os cofres catarinenses com a manutenção das rodovias federais. Consigno ainda, que há muitas estradas estaduais em estado precário, pondo em risco a vida da população que nelas trafegam, como exemplo a SC 477 que liga Canoinhas a Papanduva e a SC 120 que liga Canoinhas a Timbó Grande e Lebon Régis, a qual necessita de recursos para a elaboração do projeto e execução para pavimentação, como tantas outras rodovias estaduais que estão carentes de recursos para melhorar a qualidade da segurança e tráfego.

O vereador Wilmar Sudoski fez uso da tribuna falando das rodovias federais e estaduais, enfatizou que o governo federal poderia fazer a manutenção, as ampliações e as melhorias das rodovias federais no nosso estado. “É obrigação e dever do governo federal fazer isso no meu entendimento e não do nosso governo”, destacou.

Sudoski ainda lembrou das SCs próximas de nós que em um futuro próximo terão que receber melhorias e quem sabe até duplicações. Finalizou lembrando, da SC 120 que aguarda a anos por asfalto, a SC 477 quase intransitável, e que as cidades estão crescendo e as rodovias não suportam mais o fluxo. “Precisamos mobilizar nossas forças como vereadores e que o governador do estado invista na nossa região”.

Os vereadores Marcos Homer, professor Osmar e Willian parabenizaram o colega e fizeram um apelo para que as demais câmaras de vereadores do planalto norte possam se unir a nós e venham junto nesse movimento pelas rodovias estaduais, “vamos erguer nossa voz”, falou Osmar.

Presidente da casa, vereador Gil Baiano enfatizou que o governador deveria fazer o dever de casa e investir nas rodovias estaduais, “SC 477, quantas vidas foram perdidas nessa estrada que está em péssimas condições, tomará que os deputados mantenham esse veto da governadora em exercício”.

wilmar_tribuna.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores