Vereador professor Osmar utiliza tribuna para cobrar de empreiteiras obras em atrasos ou paralisadas

por Assessoria de Imprensa última modificação 03/03/2021 10h51

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

Na sessão de terça-feira, 02, o vereador professor Osmar Oleskovicz (PSD) utilizou a tribuna para falar sobre obras de pavimentações que estão com o cronograma em atraso ou mesmo paralisadas, em razão das empresas que vencem o processo licitatório, mas não concluem os trabalhos. “Trago hoje para o debate a questão das empreiteiras que se predispõe a participar das concorrências para pavimentação de ruas em nossa cidade, e que após ganharem o processo licitatório não dão a devida atenção a obra. E nós estamos, de certa forma, sendo vítimas até de má intenção de tais empreiteiras”, comentou o vereador Osmar.

Com duras críticas as empreiteiras, o vereador professor Osmar ressaltou que o município busca os recursos necessários, elabora edital, realiza todos os procedimentos da licitação, mas infelizmente na execução da obra as empresas responsáveis deixam a desejar. “Ruas que foram licitadas a três, quatro, cinco, seis meses atrás estão todas paradas. Vejam a Frei Menandro Kamps, Antonio Liller, Frederico Kohler. Nós estamos sendo cobrados, é um descaso dessas empreiteiras, o dinheiro está garantido no banco”, afirmou.

O vereador Mauricio Zimmermann (PL) parabenizou o vereador professor Osmar por trazer o debate para o plenário, e também criticou as empresas que estão com obras atrasadas prejudicando a vida do cidadão. “É inadmissível o que está acontecendo. O povo cansou, chega de dar explicações, o povo nos cobra, e o povo merece. Ele contribui e quer qualidade de vida, mas é inadmissível que essas empreiteiras continuem a prorrogar esses trabalhos. Queremos que essas obras terminem e com qualidade, os recursos estão disponíveis”, comentou Maurício, que também ressaltou a importância da presença do secretário de Planejamento, João Linzmeier, em uma sessão da Câmara para responder os questionamentos dos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins de Souza (PL), também fez duras críticas as empresas que estão com as obras em atrasos, ressaltando que os vereadores fazem a fiscalização, mas que o poder para notificar as empresas parte da secretaria de Planejamento. “Vou citar aqui uma rua como exemplo, a Antonio Liller, que está sendo uma novela, que está sendo uma vergonha para nós, começam os trabalhos pela manhã e param a tarde, se a empresa não tem condições de tocar uma obra do começo ao fim que não pegue dez ruas para fazer”, afirmou o presidente.

A vereadora Tati Carvalho (MDB) lembrou que o assunto já foi debatido no plenário, e que um requerimento foi encaminhado ao secretário de Planejamento solicitando informações de diversas obras que estão em atraso ou mesmo paralisadas. A vereadora solicitou que além do pedido para que o secretário de Planejamento participe de uma sessão para responder os questionamentos dos vereadores, que os engenheiros das empresas também possam participar. “É justo com nós vereadores e com a população que os engenheiros responsáveis pelas empresas também estejam presentes”, comentou.

A vereadora Juliana Maciel (PSDB) lembrou que a lei das Licitações e os editais já trazem que empresas declaradas inidôneas não podem participar do processo licitatório. “Se existe um cronograma que não está sendo cumprido, se existe um serviço que está sendo prestado de má qualidade, se existe material que não está sendo respeitado conforme o edital, a prefeitura tem mecanismos para notificar, para coibir e inclusive para encerrar os contratos e declarar essas empresas inidôneas”, comentou Juliana.

A vereadora Zenilda Lemos (MDB) ressaltou que todos os dias recebe reclamações da população sobre as obras de pavimentação. “A população vem até nós porque eles querem uma solução. Nós todos queremos explicações tanto do secretário de Planejamento João Linzmeier, e também das empreiteiras. Temos que chamá-los aqui nessa casa de leis, para que eles entendam a seriedade do compromisso que assumimos com a população”, afirmou a vereadora.

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) também criticou as empreiteiras, e salientou que a população está sofrendo com os atrasos das obras. “As empreiteiras não cumprem os prazos, iniciam várias obras e não concluem nenhuma, isso é muito triste, aí os moradores, nós vereadores e o próprio executivo municipal ficamos sofrendo com esses problemas. Isso é caso de Ministério Público, não é possível que não se conclua uma obra”, comentou Wilmar.

O vereador Marcos Homer (PODEMOS) lembrou que muitas obras que eram sonhos dos moradores estão se tornando pesadelos, comentou ainda que as empresas terão que responder aos vereadores e a população pelos atrasos e pelas obras com má qualidade. “Desde o início quando entrei nessa casa, no outro dia eu já estava em uma obra, porque agora eles vão ter que me engolir, vão engolir os dez vereadores, acabou minha paciência, isso é uma vergonha, é um assalto a mão armada para o contribuinte. Somos cobrados pela população, e nós vereadores temos que cobrar dessas empreiteiras, eles não fazem um favor, eles estão recebendo para fazer os serviços”, afirmou Homer.

Os vereadores também aprovaram na sessão um requerimento direcionado ao prefeito Beto Passos e ao secretário de Planejamento João Linzmeier, solicitando que envie documentos da cobrança que o executivo está fazendo para a empresa Prado e Prado para que conclua o mais urgente possível as obras de pavimentação nas ruas Frei Menandro Kamps, Antônio Liler e outras ruas do bairro Alto das Palmeiras; Frederico Kohler e Bento de Lima, no Campo da Água Verde; ruas que estão em andamento no Loteamento Santa Cruz e as demais pavimentações por todo o município. No requerimento os vereadores ainda solicitam a presença do secretário de Planejamento juntamente com os engenheiros responsáveis pelas obras, para que participem de uma sessão para esclarecimentos.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP
Fones: 47 3622 3396 / 9 9917 9959