Vereador professor Osmar traz informações sobre retorno das aulas de forma presencial

por Assessoria de Imprensa última modificação 17/02/2021 12h06

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

Após quase um ano sem aulas presenciais, no próximo dia 18 de fevereiro, quinta-feira, as escolas retornam as atividades na rede municipal e estadual, e na sessão de terça-feira, 16, o vereador professor Osmar Oleskovicz (PSD) fez uso da Tribuna para trazer informações sobre esse retorno. “A volta das aulas presenciais se deu através de um projeto de lei aprovado pelos deputados, que foi sancionado pelo governador”, lembrou o vereador.

Osmar, que é professor e já foi secretário municipal de educação, ressaltou que em novembro e dezembro do ano passado se deu início aos trabalhos para a elaboração do Plano de Contingência da Educação (PlanCon) em cada uma das escolas. Esse documento tem como objetivo preparar as instituições de ensino para o retorno das aulas presenciais durante esse período de Pandemia da Covid-19. O PlanCon é composto por diretrizes e ações operacionais, envolvendo questões sanitárias, pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, informação e comunicação. “Nós nos preparamos, rede estadual, municipal e particular, da melhor maneira possível. Nossa obrigação é oferecer a melhor maneira de ter um retorno escolar, tanto pedagogicamente como sanitária”, comentou o vereador professor Osmar.

Outro ponto abordado pelo vereador foi o sistema em que essas aulas retornam, sendo de forma híbrida, onde um grupo de alunos ficam uma semana em sala e outro grupo em casa, com aulas remotas, na semana seguinte altera, o grupo que estava com aula presencial fica em casa, e o grupo que estava em casa terá aula presencial. Já em salas com até 15 alunos, não terá o sistema híbrido, somente aula presencial, pois tem como se fazer o distanciamento social de 1,5 metros conforme está descrito na lei.

O vereador professor Osmar agradeceu e parabenizou cada profissional da educação que está trabalhando para esse retorno das aulas, e salientou que tudo está sendo preparando da melhor forma possível para o cuidado com os alunos, pais e com os próprios profissionais. “Temos que elogiar esses profissionais que fizeram e estão fazendo o melhor para o retorno seguro das aulas. Devemos ressaltar que os nossos profissionais da educação estão trabalhando dez vezes mais. Então fica aqui o nosso reconhecimento a eles”, comentou.

O vereador Willian Godoy (PSD) parabenizou o vereador Osmar pelo trabalho que fez enquanto esteve como secretário de Educação, e salientou o quanto os profissionais estão trabalhando para o retorno seguro das aulas, e lembrou ainda que esse esforço deverá ser uma parceria entre a escola e os pais de cada aluno. “A gente vê o esforço de todos aqueles que estão frente as escolas para dar o melhor retorno possível”, disse.

O vereador Marcos Homer (PODEMOS), que também é professor, comentou das dificuldades que os profissionais da educação terão com o retorno das aulas, principalmente para manter efetivamente o distanciamento social, e todos os critérios sanitários exigidos. Homer também informou que na sua visão as aulas deveriam retornar um pouco mais a frente “Na minha opinião não é o momento para o retorno, mas a nossa parte como profissionais da educação iremos fazer para que os alunos possam estar seguros”, afirmou.

O vereador Maurício Zimmermann (PL) também lembrou do empenho dos profissionais que trabalham nas escolas, que estão fazendo o melhor para o retorno dos alunos para as aulas presenciais. Ressaltou ainda que todos devem fazer a sua parte, iniciando em casa com os próprios alunos e seus pais. “A secretaria está fazendo o possível com os recursos disponíveis, mas que todos os pais também tenham esses mesmos cuidados sanitários necessários”, comentou Maurício.

O vereador Wilmar Sudoski (PSD), que participou da sessão de forma remota, também colocou que entende que não seria o momento do retorno das aulas em razão de estarmos em estado gravíssimo. Na oportunidade Wilmar perguntou ao vereador professor Osmar sobre os intervalos e sobre as merendas, e como será realizado essas atividades nas escolas. Professor Osmar lembrou que cada unidade de ensino tem o seu Plano de Contingência, levando em consideração cada escola, seu espaço físico, a quantidade de alunos, de funcionários, então cada escola terá a sua particularidade, mas sempre levando em consideração o que está na lei e nos decretos que regulamentam o retorno das aulas presenciais.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP