Vereador Professor Osmar fala sobre anúncio das 30 novas Universidades Federais pelo Brasil

por Assessoria de Imprensa última modificação 14/07/2021 15h11

Fomos surpreendidos com uma informação muito positiva, nossa região já demonstrou interesses Canoinhas principalmente, Deputado Federal Darci de Matos nos representou

O vereador Osmar Oleskovicz (PSD) ocupou a tribuna durante a sessão da última terça-feira, 13, para conclamar a união em prol da Universidade Federal de Canoinhas, instituição essa anunciada pelo deputado Darci de Matos (PSD) na semana passada. “O Ministério da Educação planeja construir 30 novas instituições federais pelo Brasil e o deputado diz ter pleiteado uma dessas unidades para Canoinhas”, informou o vereador.

Portanto será encaminhado ofício aos Deputados Federais da Bancada Catarinense, apresentando MOÇÃO DE APOIO pela aprovação do Projeto de Lei nº ao PL 2485/ 2021 que “Autoriza a criação da Universidade Federal de Canoinhas (UFCAN) de autoria do Deputado Federal Darci de Matos, essa moção será assinada por toda edilidade canoinhense.

Deputado Darci de Matos líder na bancada enviou cópia do Projeto de Lei 2485/2021, que diz: Autoriza a criação da Universidade Federal de Canoinhas (UFCAN), traz ainda no PL, a Criação, Universidade Federal de Canoinhas (UFCAN), desmembramento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), educação superior, estrutura organizacional, recursos financeiros, estatuto.

O deputado assim fez a Justificação:
A educação constitui instrumento impulsionador da transformação da sociedade, conduz ao crescimento econômico e social e promove mudanças na vida das pessoas. Neste contexto, a universidade é uma instituição social que, com sua estrutura multidisciplinar, provê a educação em nível superior (graduação e pós-graduação), garantindo a formação de quadros profissionais, desenvolvendo pesquisa e extensão, possibilitando o domínio e o cultivo do saber humano.

Canoinhas é um município em desenvolvimento, próximo a importantes rodovias do Estado de Santa Catarina e do País, como as BR-280 e 116 e as SCs 477 e 301. É pólo regional de oito municípios que, juntos, somam uma população de 130 mil habitantes. O município possui o maior IDH entre eles se destaca na produção agropecuária, na prestação de serviços, na indústria de papel, madeira e beneficiamento de erva-mate. No caso de Estado de Santa Catarina, problemas de ordem financeira, logística e cultural influenciam diretamente o acesso ao ensino superior público, pois nem todos têm condições de se deslocar para Florianópolis, em razão das despesas, tempo de viagem, discrepâncias culturais, pertinência temática com as áreas acadêmicas, dentre outros.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com sede em Florianópolis, fica a cinco horas e vinte e quatro minutos equivalentes a uma distância de 360,2 km de viagem a partir de Canoinhas, impossibilitando que os habitantes do município e região tenham acesso a esta instituição.

Vereador Willian Godoy falou da alegria de termos essa possibilidade para nossa cidade, “temos que viver de esperanças, é um projeto nosso do planalto norte”, destacou. A Vereadora Juliana Maciel falou que defende as pesquisas, “torço muito para que venha essa universidade federal, a região toda se desenvolve com esse pólo, vamos sonhar juntos", frisou.
“Essas 30 universidades estão em estudos, elas são instaladas estrategicamente, vamos demonstrar esse interesse de desenvolvimento para a nossa região”, colaborou o vereador Marcos Homer. “Somos todos sonhadores pela nossa região”, falou a vereadora Tati Carvalho.

Vereador Wilmar Sudoski lembrou que essa universidade vai oportunizar as pessoas da região crescerem muito, devemos fazer um movimento em prol da vinda. “Em algum lugar elas irão ser construídas ou instaladas, já estamos a frente através do Deputado Federal Darci e a bancada do PSD, todas as forças políticas precisam abraçar essa causa”, justificou.

“Vamos unir forças e buscar esse sonho para nossa região, espero que os municípios vizinhos também venham a somar com a gente”, finalizou vereador professor Osmar.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199