Vereador Professor Osmar cobra UNC durante Sessão de terça-feira

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/08/2023 09h30

Vereador Professor Osmar cobra UNC durante Sessão de terça-feira

Essa ação do vereador demonstra seu interesse em acompanhar e fiscalizar os assuntos relacionados à UNC e ao funcionamento do campus em Canoinhas, visando obter mais transparência e informações sobre os projetos e atividades da universidade na região

Aconteceu nesta terça-feira, 08, a 42ª Sessão Ordinária e um dos temas que chamou a atenção foi o requerimento de nº 481/2023 de autoria do edil Professor Osmar. Ele requereu que seja encaminhado ofício ao Prof. Dr. Luciano Bendlin, Reitor da UNC e à Diretora da UNC Campus Jaquelini Conceição, Canoinhas, solicitando que encaminhe a Essa Casa os projetos desta universidade para o Campus de Canoinhas, expectativas de novos cursos, benfeitorias no imóvel da Rua Coronel Albuquerque (antigo Colégio Comercial) e como está sendo utilizado o imóvel situado na localidade de Marcílio Dias.

No documento consta que há especulações de que esse imóvel de Marcílio Dias ou parte dele será locado para utilização da EPAGRI o que fere a Lei Municipal nº 4.267 em seu artigo segundo inciso I e II que reza: I - que a Fundação Universidade do Contestado – Reitoria utilizará o patrimônio pertencente à Fundação Universidade do Contestado - Campus Canoinhas, assumindo o seu ativo e passivo, com o fito de administrar, gerir e desenvolver continuamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão até então desempenhadas pela Fundação Universidade do Contestado - Campus Canoinhas no município de Canoinhas; II -que o patrimônio não poderá ser cedido a terceiros a qualquer título, tão pouco poderá lhe ser alterada a destinação prevista no item acima.

Requer ainda, que caso haja realmente a proposta de locação para a Epagri, que seja remetida a esta Câmara, com informações sobre tal contrato, com os valores dos aluguéis, bem como cópia de eventual contrato para análise desta Casa de Leis.

Em seu pronunciamento no espaço Tribuna Oleskovicz questionou a conduta da Universidade do Contestado (UNC) para com Canoinhas. “Eu soube que há planos de instalar o escritório da Epagri na extensão de Marcílio Dias, que não estaria mais sendo usados para fins acadêmicos” , disse.

Vereador ainda disse sobre o contrato de cessão de uso do patrimônio da antiga Fumploc, que estava nas mãos do Município, aprovado pela Câmara em 2009, previa que a UNC não poderia fazer nada além de ministrar aulas no espaço, dessa forma, locar o prédio para a Epagri não estaria dentro da legalidade. Ocorre, contudo, que o patrimônio de Marcílio Dias foi todo construído com recursos da própria universidade, o que cria um belo impasse, certamente.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199