Vereador Professor Osmar chama atenção do Município quanto ao piso salarial dos professores

por Assessoria de Imprensa última modificação 30/03/2023 08h55

Vereador Professor Osmar chama atenção do Município quanto ao piso salarial dos professores

Usando o espaço da Tribuna, o vereador Professor Osmar chamou a atenção da gestora municipal quanto a lei nº 11.738 de 2008, que determinou o piso nacional do magistério. “Fomos cobrados ano passado sobre o pagamento de 30% a mais aos ACTs, e aprovado por todos nós, lei essa criada em 16 de julho de 2008 e implantada em Canoinhas no ano de 2011 e todos os prefeitos pagaram esse piso aos professores e ACTs”, disse Osmar.

Foi protocolado também um requerimento pedindo as informações se a atual gestão vai pagar esses valores que é de direito da classe. “Esperamos que esteja dentro do planejamento da prefeita e seus gestores para que eles venham a pagar esse piso salarial. Os números que temos no município dizem que temos a possibilidade desse direito aos professores, pois a lei diz que têm que pagar o piso nacional, ” pontuou.

Osmar aproveitou para falar do tempo dos professores em salas, fora das salas preparando as aulas e corrigindo os trabalhos. Encerrou destacando que a educação municipal é considerada de alta qualidade, com excelentes profissionais. “Espero que seja cumprido na sua totalidade a lei onde os professores de educação infantil e anos iniciais não estão tendo o direito legal de estar 2/3 da carga horária com os alunos e 1/3 de sua carga horária fora da sala de aula (hora atividade)”, finalizou o vereador.

Ainda com pauta na educação municipal os vereadores André Flenik, Professor Osmar e Wilmar Sudoski requerem encaminhamento de ofício ao secretário municipal de Planejamento Rafael Rottili Roeder, solicitando que notifique a empresa Rubi Engenharia, responsável pela reforma da Escola Castelo Branco, para que realize os reparos dos erros de execução da obra. Foram verificadas goteiras, pisos quebrados, dentre outros erros de execução que prejudicam o desenvolvimento das atividades didáticas, oferecendo riscos aos professores, alunos e demais profissionais da comunidade escolar.

Do edil Professor Osmar, para a secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Stelzner Grosskopf, seguirá como ofício a solicitação para que seja urgentemente implantado na educação do município de Canoinhas a Lei nº 11.738/2008 na sua totalidade. A lei no seu artigo determina que todo professor tem o direito de 1/3 de sua carga horária semanal para trabalhos extraclasse e 2/3 de sua carga horária semanal para estar em trabalho junto aos alunos. Solicitou também que ao criar comissões para análise dessa implementação seja ela composta por todos os profissionais da educação, especialmente aqueles que serão atingidos pela lei.

Foi solicitado que seja encaminhado a Câmara de Vereadores, cópia dos documentos de todos os ônibus escolares que estão fazendo as linhas do município, seja por empresa particular ou pela prefeitura, bem como sejam encaminhados documentos comprovando que todos os ônibus estão de acordo com as normas de trânsito e inclusive do Inmetro. “Solicitamos ainda que informe a relação dos motoristas responsáveis por cada linha”, pedido esse feito pelos vereadores Tati Carvalho, Silmara Gontarek, Maurício Zimmermann e Professor Osmar.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199