Tati Carvalho participa de formatura e passagem de comando no 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 14/04/2023 16h33

Foi realizada na sexta-feira, 14, a Passagem de Comando do 9º BBM, com sede em Canoinhas e formatura de 25 Bombeiros Comunitários. Na ocasião, o Tenente Coronel Atila de Medeiros Sarte até o dia de hoje comandou o 9º Batalhão Bombeiro Militar, transmitiu o cargo ao Major Willian Leal Nunes, M Leal, O evento contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, incluindo o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Coronel Fabiano de Souza.

A vereadora e presidente Tati prestigiou a solenidade e destacou a importância dos equipamentos entregues para servir a nossa população, destacou os veículos que irão proporcionar segurança aos bombeiros e rapidez para chegarem e realizarem os diversos atendimentos/atendimentos.
Parabenizou ao Coronel Sarte e família que sai de Canoinhas, mas que deixa um ótimo legado e boa sorte ao Major Leal que está iniciando os trabalhos, “conte sempre com essa Casa legislativa sempre”, finalizou ela.

Com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina aos cidadãos do planalto norte catarinense, o 9º Batalhão em parceria com o Instituto de Bombeiros do Planalto Norte, apresentou diversos projetos que serão entregues durante a solenidade. Foi ainda entregue de medalhas, equipamentos, viaturas e, formatura de Bombeiro Comunitário.

Novo Comando: assume o comando do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas o Major Willian Leal Nunes, natural de Tangará. Ele entrou para o Corpo de Bombeiros Militar em 2004, foi declarado aspirante em 2009 e fez o Curso de Comando e Estado Maior em 2017. Comandou a 3º Companhia em Videira e Curitibanos e foi Subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Curitibanos. É atual presidente da Coordenadoria de Combate à Incêndio Estrutural do CBMSC.

Projeto Golfinho: é um projeto social do CBMSC destinado a crianças e adolescentes que tem o objetivo de orientar sobre a utilização segura e prevenção dos perigos em ambientes aquáticos, fortalecendo assim a cultura da segurança e o exercício pleno da cidadania. A aprovação deste projeto, pela lei de incentivo ao esporte, possibilitará a destinação de valores devidos do recurso do imposto de renda de empresas de Canoinhas para a formação de 350 crianças de escolas públicas municipais, no valor total de R$80.845,52.

Entrega de viatura: na solenidade foi entregue uma viatura do tipo Auto Socorro Urgência – Ambulância, no valor de R$654.640,00. A aquisição foi feita com verba destinada ao Instituto de Bombeiros do Planalto Norte pelo Ministério Público do Trabalho, em Joaçaba. Também será entregue um Caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate – ABRT, com capacidade de 4 mil litros de água, adquirido com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, que disponibilizou R$1.345.000,00 para o CBMSC. O valor também foi destinado para a aquisição de equipamentos de combate à incêndio.

Entrega de materiais e equipamentos: serão entregues 207 uniformes para os Bombeiros Comunitários e kit para formação de novos bombeiros mirins com recursos da emenda parlamentar do Deputado Estadual da 19º Legislatura, Coronel Onir Mocellin, com investimento de R$91.445,31. Esta entrega será realizada na companhia dos mascotes do Bombeiro Mirim, “Hunter”, “Malu” e “Ice”. O Bombeiro Mirim é um programa de prevenção de acidentes do CBMSC que objetiva capacitar estudantes do ensino fundamental para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes.

Além disso, será entregue 01conjunto de equipamentos destinado à busca, resgate e salvamento em ambientes aquáticos com recursos do Ministério Público do Trabalho em Joinville, por meio da aprovação de um projeto apresentado pelo Instituto de Bombeiros do Planalto Norte, no valor de R$172.416,00. Outros itens serão, também, entregues na solenidade visando a melhoria do trabalho da Corporação. Esses itens foram adquiridos por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Canoinhas e da FECABOM no valor total de R$160.010,56. Esses itens abrangem fardamentos para bombeiros militares, uniformes para bombeiros comunitários, equipamentos de proteção individual para combate à incêndio estrutural (capacetes, botas, balaclavas, luvas), EPI para resgate veicular e corte de árvores, capacetes multimissão, 01 desfibrilador externo automático para ambulância, 01 drone para uso em buscas, 01 tablet e 03 notebooks.

Formatura do curso de Bombeiro Comunitário: o programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação de pessoas da comunidade para atuarem com agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente a necessidade de coordenação diante de álbum imprevisto.
Após o curso, o Bombeiro Comunitário está apto a auxiliar equipes de serviço do CBMSC nas atividades operacionais ou a ela ligadas, bem como na propagação da cultura da prevenção a comunidade através dos programas comunitários como um todo. Se formaram um total de 17 alunos do 1º Pelotão em Canoinhas e 08 alunos do grupo de Três Barras, este realizado em parceria com o Exército Brasileiro.

formatura_bombeiro.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores