Providências em BRs e vias urbanas são discutidas em sessão na Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h30
Vereadores falaram sobre a segurança dos cidadãos, além da qualidade dos serviços prestados em obras

Nesta terça-feira (21), em Sessão Ordinária, os vereadores de Canoinhas aprovaram três requerimentos. O de nº 153/17, de autoria do edil Coronel Mário (PR), observa a Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e quer verificar se Canoinhas dispõe de um plano para tratamento de resíduos para conseguir recursos federais nessa área. O vereador afirmou que um termo para elaboração foi realizado e que uma comissão de fiscalização foi nomeada através da portaria nº 479/13, mas ele solicita saber se foi contrata empresa de consultoria especializada; se a empresa elaborou estudos; se o município de fato elaborou o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e pede que seja aditada nova Portaria em substituição a Portaria nº 479/2013, que nomeou comissão de fiscalização, bem como informar a esta a composição da nova comissão.

Foi aprovado ainda o requerimento nº 154/17, de Norma Pereira (PSDB), que solicita informações sobre a renovação/reativação do conselho de turismo, bem como indicação de um servidor para integrar a comissão do conselho do Vale do Contestado. Ela explicou que fez o texto em face da prorrogação do prazo para inscrição de projetos, que irá até 31 de março, podendo Canoinhas, que já conta com rotas turísticas definidas, aproveitar para tentar otimizar a infraestrutura das rotas.

Os edis ainda aprovaram o requerimento nº 155/17, também escrito por Norma, que solicita providências urgentes na recuperação da Rodovia SC-477, que liga Canoinhas à BR-116, com recapeamento asfáltico.

Indicações

Foram lidas nas sessões as indicações: nº 093, 094, 095/2017, de autoria dos edis Ivan Karuncho (PR), Chico Mineiro (PR), Coronel Mário (PR) e Zenici Dreher (PR), que solicitam aos deputados estaduais Maurício Eskudlark, Nilso Berlanda e Natalino Lázare a liberação de recursos para serem utilizados no saneamento básico do município. A indicação 096/2017, de autoria de Ivan Karuncho, solicita o conserto de uma boca de lobo na esquina da Rua Major Vieira com a Rua Agenor Fábio Gomes. O vereador Chico Mineiro é autor da indicação nº 097/2017 que solicita patrolar, cascalhar e fazer a limpeza dos bueiros na rua Guilherme Gonchorovski, entre a Rua Bernardo Olsen e Rua Henrique Sorg. Ele também pede, através do texto nº 98/17, que seja revista a parte elétrica da Praça Francisco Timóteo Bojarski.

Já o edil Coronel Mário Erzinger solicita, através da indicação 099/2017, a substituição de lâmpadas queimadas em vários logradouros públicos do município. Erzinger também é autor do texto nº 100/2017, que pede que seja realizada a poda das árvores localizadas na Rua Barão do Rio Branco, frente à GERED, próximo à faixa de pedestres, da Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral. A instalação de três luminárias na Rua Amandus Vitor Jantsch, no bairro Boa Vista, foi pedida pelo edil Wilmar Sudoski, pela indicação de nº 101/2017. Já a fiscalização de caminhões que transitam no centro da cidade foi solicitada por Chico Mineiro (indicação nº 102/2017).

Ao relatar que passou a noite na Unidade de Pronto Atendimento, a vereadora Telma Bley (PMDB) enumerou problemas de rachaduras e infiltração observados em prédios da área da saúde e cuja responsabilidade é da construtora, já que as obras ainda estão no prazo de garantia. Por isso ela fez a indicação nº 103/2017, pedindo que as empresas responsáveis pelas obras da Unidade de Pronto Atendimento, Policlínica, Caps, e das Unidades Básicas do Alto da Tijuca e Água Verde, sejam notificadas e façam os consertos necessários.

Ordem do dia:

Em segunda discussão e votação foi aprovado o projeto de Lei nº 022/17, que “veda tráfego de caminhões e veículos pesados no Residencial Nossa Senhora Aparecida localizado no Bairro Piedade, em Canoinhas.” O edil Paulo Glinski (PSD) comentou que caminhões que conseguem entrar nestas vidas acabam por danificá-las devido à base “extremamente mal feita.” Ele atenta para o fato de que, se algo não for feito logo, a responsabilidade cairá sobre o município, já que a empresa vai embora. “Então quero aproveitar para fazer um requerimento para que executivo faça um levantamento técnico. Ainda há tempo de a gente correr atrás e quem sabe cobrar da empresa”, sugere. Telma Bley lembra que em 30 de março esse e outros assuntos serão tratados em reunião com a Caixa Econômica Federal.

Também em segunda votação foi aprovado o PL nº 039/17, que concede reposição salarial aos conselheiros tutelares. Já em primeira discussão e votação foi aprovado o projeto 027/17, que autoriza o reajuste aos serviços médicos de plantão presencial.

No momento das explicações pessoais, Coronel Mário tratou de outro tema: os problemas que envolvem a travessia urbana da BR-280, no bairro Campo d’Água Verde. De acordo com ele, a população irá realizar uma manifestação às 9h deste sábado (25), já que, mesmo após diversos apelos, não vê mudanças que resultem em mais segurança aos moradores. Coronel Mário deixa claro que os vereadores estão empenhados e que “infelizmente não foi atendido o pleito, inclusive o de transferência das lombadas eletrônicas”, e garante que os edis continuarão lutando juntamente com a população por esta causa.

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004