Presidente da Câmara Gil Baiano e Vereadores participam de inauguração do Complexo Turístico e Cultural em Marcílio Dias

por Assessoria de Imprensa última modificação 13/09/2021 08h49

Vereador Gil Baiano falando ao público presente

A inauguração do Complexo Turístico e Cultural fez parte das comemorações dos 110 anos de Canoinhas

Atual presidente da câmara de vereadores Gil Baiano, Willian Godoy, Wilmar Sudoski, professor Osmar Oleskovicz, Marcos Homer, Juliana Maciel e Tati Carvalho participaram na tarde do último domingo dia 12 de setembro da inauguração do Complexo Turístico e Cultural em Marcílio Dias. O investimento total é de R$ 2,3 milhões, sua área total construída é de 877,50m².

Inaugurada em 1913, a estação de Marcílio foi desativada em 1976.  É formado por três edificações: a estação de passageiros, o terminal de cargas e o restaurante.  A restauração é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. “A restauração das edificações do conjunto ferroviário possibilitará que aqui desenvolvamos projetos culturais. Este local ficará a serviço tanto da comunidade quanto de turistas”, pontua o prefeito.

“Neste mês de aniversário, o Governo do Município celebra a data com uma programação repleta de ações para beneficiar a nossa gente. Todos os dias realizamos uma ação de governo diferente para celebrar esta data tão importante”, relembrou o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

Em sua fala, o doutor Márcio Schifler Fontes, juiz que neste ato representou o Ministério da Justiça, pontuou que obras como esta devem renovar a esperança e o esforço no poder público. “Que represente um novo sinal de um novo momento de mais progresso para todos nós”, discursou.

Gil Baiano ao falar em nome de toda a edilidade canoinhense, parabenizou a todos os envolvidos na restauração dos espaços que deverão ser visitados por muitas pessoas, parabenizou todos que ali estavam e ao município pelos 110 anos de emancipação política e administrativa.

Homenagens:
Os três prédios do complexo ferroviário receberam nomes de pessoas que participaram de forma marcante da história deste povo e por este motivo o vereador Osmar Olescovicz apresentou na Câmara de Vereadores projetos de lei prestando-lhes justas homenagens. O restaurante recebe o nome de Thereza Cailotto Gobbi; ex-moradora do distrito de Marcílio Dias. Ela construiu e dirigiu o local por 33 anos.

A estação ferroviária recebe o nome de Museu Ferroviário Mário Rodrigues de Aguiar, funcionário da rede por 35 anos, ocupando o cargo de chefe da estação.

O antigo armazém de cargas recebe o nome de Centro Cultural Adão Tadra Laatsch, que foi morador de Marcílio Dias e no período de 1992 a 1996 atuou como vereador. No ano 2000 foi vice-prefeito da cidade de Canoinhas, sempre trabalhando em prol da comunidade tendo realizado diversas benfeitorias neste distrito. Foi defensor dos interesses do povo de Marcílio Dias.

“Este é um maravilhoso presente, não apenas para Canoinhas, mas para o Planalto Norte. Isto aqui é história”, destacou o vice-prefeito Renato Pike.

estacao_1.jpg
Willian Godoy, Wilmar Sudoski, doutor Márcio Schifler Fontes, juiz que neste ato representou o Ministério da Justiça, professor Osmar Oleskovicz

estacao_2.jpg

Com informações da Assessoria da Prefeitura de Canoinhas