Piso Nacional dos professores será tema de debate na Câmara Municipal

por elton — última modificação 08/03/2018 21h26
Presidente da Casa, Beto Passos vai propor uma moção de apoio aos profissionais de educação do município

Cerca de cem profissionais da Educação do município de Canoinhas já confirmaram presença na sessão ordinária na noite desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores. Os professores pleiteiam a implantação do Piso Nacional da categoria com salário base de 1.187,14 para uma carga horária de 40 horas semanais.

A lei 11.738/ 2008, que regulamenta a nova base salarial, vinha sendo contestada na justiça por diversos governadores de estado. No início de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelos estados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT) vai propor uma moção de apoio aos profissionais de educação do município. Segundo ele, a sessão desta noite promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos e também com maior presença de público. “Os professores irão mostrar sua força lotando o plenário da Câmara, reivindicando aquilo que lhes é de direito e o legislativo vai apoiá-los com toda certeza. Lei é lei e foi feita para ser cumprida”, frisou Passos.

Além do piso, os profissionais de educação irão debater as alterações do estatuto dos servidores públicos municipais que, em dezembro de 2007, retirou dos professores direitos como triênio, licença-prêmio, alteração de carga horária e outros benefícios. O professor Adão Lourenço fará o uso da tribuna livre e, na oportunidade, irá explanar sobre a situação atual do piso no estado e no país e também vai cobrar o cumprimento da legislação por parte do governo municipal.