Paulo Glinski quer informações sobre gastos do município com a coleta de lixo

por elton — última modificação 08/03/2018 21h25
O alto valor da taxa tem gerado reclamações dos moradores e comércio local
Paulo Glinski quer informações sobre gastos do município com a coleta de lixo

Glinski pediu que seja feito o requerimento cobrando informações da prefeitura

Vereador Paulo Glisnki (DEM) solicitou à secretaria legislativa da Câmara Municipal que seja elaborado um requerimento e, posteriormente, encaminhando ao executivo cobrando informações sobre os valores que o município gasta com a coleta de lixo. Segundo o parlamentar, os valores das taxas inseridas na cobrança do IPTU têm gerado muitas reclamações dos moradores e, principalmente de comerciantes locais. “Como pode um pequeno ponto comercial pagar, por exemplo, a mesma quantia que um grande supermercado que conta com uma estrutura bem superior?”, questionou.

Além dos gastos com a coleta, o documento irá solicitar também qual o valor mensal para manter o aterro sanitário, bem como, o preço pago por tonelada de resíduos armazenados. “Infelizmente, falta no município uma política pública que incentive a coleta de lixo reciclável. Caso tivesse, o gasto com o recolhimento e armazenamento seria bem menor”, comentou Glinski.

O vereador Alexey Sachweh (PPS) acompanhou a posição do colega e lembrou que o projeto de lei complementar n. 035/2010, inclui no parágrafo 2º do artigo 1º, a diferenciação nos valores cobrados pela taxa de lixo. Segundo o projeto, os imóveis residenciais, onde são instaladas mircro-empresas ou micro-empreendedores individuais poderão pagar a taxa de coleta de resíduos no montante de 50% do valor lançado. “Esse projeto de lei foi vetado pelo prefeito e a Câmara derrubou o veto. Ela foi sancionada e devemos cobrar sua execução”, disse Sachweh.