Glinski propõe ações preventivas e educativas contra drogas ilícitas e licitas nas escolas

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Vereador apresenta projeto para que atividades sejam desenvolvidas junto aos alunos da rede municipal de ensino e organizações comunitárias

Está sob a análise das comissões técnicas o projeto de lei n◦ 033/2012, de autoria do presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), que obriga a rede pública municipal de ensino a promover ações preventivas e educativas contra as drogas ilícitas e licitas e que inclui também o uso de álcool, tabaco e automedicação.

A matéria, conforme informou o vereador autor, visa auxiliar as políticas públicas já existentes em atividades e campanhas de conscientização com crianças, adolescentes e organizações comunitárias inseridas no meio escolar. “Seria mais um tijolo nessa construção que objetiva afastar os jovens do mau caminho. Afinal, uma série de motivos leva muitos deles a exposição e ao consumo dos mais variados tipos de drogas. É uma luta difícil, mas que precisa ser enfrentada com a união de esforços”, justificou.

As ações, segundo o projeto, deverão ser desenvolvidas de maneira continuada e integrada com as associações de pais e professores. Os temas debatidos deverão contar com a orientação psicopedagógica a fim de não comprometer os objetivos e a saúde mental dos alunos e dos envolvidos. Os ministrantes terão que ser profissionais especializados e orientados pelas Secretarias Municipal de Educação e de Saúde, que serão as responsáveis pela adequação das metodologias adotadas no processo. A matéria deve seguir para votação já na próxima semana.