Gil Baiano participa do Nono dia de Comemoração do Aniversário de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/09/2021 16h31

Gil Baiano participa do Nono dia de Comemoração do Aniversário de Canoinhas

O evento foi realizado pelos Núcleos de Educação Permanentes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a manhã desta última quinta-feira, 09, na plenária da Câmara de Vereadores de Canoinhas aconteceu o nono dia do mês de comemorações do aniversário de Canoinhas. O dia foi marcado por uma capacitação sobre todos os aspectos que regulamentam as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

O atual presidente da casa de leis, vereador Gil Baiano participou da abertura junto com demais autoridades municipais. Gil deu as boas-vindas a todos os presentes, destacou as comemorações e a importância dos debates.

“As entidades chegam onde nós do poder público não conseguimos e por isso cumprem papel essencial na comunidade. Esta capacitação é um marco na busca das entidades por recursos a fim de que possamos continuar ampliando as parcerias”, destaca o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

“A manhã de hoje foi muito produtiva para que as entidades pudessem esclarecer todas as dúvidas. A proposta principal foi oportunizar o debate sobre parcerias e acordos de cooperação para a consecução de atividades de interesse público e recíproco”, pontua a secretária de Assistência Social, Zenici Dreher.

Canoinhas conta com mais de 30 entidades legalmente instituídas que podem apresentar propostas conforme editais de seleção de projetos sociais, inovadores e/ou complementares às políticas públicas básicas que sejam voltados à promoção, proteção, defesa e garantia de direitos das crianças e dos adolescentes do município de Canoinhas, assim como, serviços complementares de saúde e de assistência social.

As palestras foram ministradas pela advogada Marina Haag, assessora jurídica do município, conselheira de direitos da criança e do adolescente, pela assistente social Karina Carvalho, também conselheira de direitos e pela agente administrativa e gestora de contratos da saúde, Rafaeli Zieruth.

Vice-prefeito Renato Pike lembra que os recursos que estão sendo disponibilizados são do FIA. “Nossa missão é fazer este dinheiro chegar às pessoas e as entidades têm papel fundamental neste processo, pois vão receber os recursos que serão revertidos em prestação de serviços à nossa comunidade”.

Servidores públicos municipais também participaram do evento realizado na Câmara de Vereadores. “A realização da Capacitação Legal também está prevista na Lei 13.019/2014 e tem o propósito de disseminar regramentos e procedimentos do regime jurídico das parcerias e qualificar os serviços no município de Canoinhas desde a elaboração de editais, de propostas de projetos sociais e planos de trabalho”, conclui Zenici.

Após a explanação sobre o tema, os representantes das entidades participaram através de perguntas e contribuições.

Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199