Gil Baiano oferece sala da presidência da Câmara para abrigar provisoriamente a Farmácia do SUS

por admin última modificação 08/03/2018 21h13
Vereador diz que espaço é amplo, conta com acesso exclusivo para a rua e teria como as pessoas aguardarem sentadas por atendimento

Diante das limitações do espaço físico na sala que abriga a Farmácia do SUS e das filas geradas em frente ao local por pessoas que aguardam mais de uma hora por atendimento, presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) promete levar ainda esta semana uma sugestão ao prefeito Beto Faria (PMDB).

Ao ocupar expediente na sessão ordinária de segunda-feira, 14, o vereador disse que vai propor a mudança temporária do setor para a sala da presidência da Câmara. “Até porque o problema está em frente à sede do Poder Legislativo, aos olhos dos representes do povo. Pois nas filas vemos mulheres gestantes, pessoas de idade e doentes e isso precisa ser resolvido o mais breve possível”, frisou.

Baiano ainda argumentou afirmando que a sala da presidência “é um local amplo, tem acesso exclusivo para a rua, teria como as pessoas esperarem sentadas por atendimento e ainda utilizarem dos sanitários, o que hoje não ocorre na atual estrutura da Farmácia”.

Ele ainda explicou que a permanência do setor, na Câmara, seria até a entrega da nova Policlínica Municipal à comunidade. O local irá abrigar a Farmácia do SUS e o Serviço Social a partir da sua inauguração, que ainda não tem data prevista, apesar da construção já ter sido finalizada há meses.

Em maio deste ano, Baiano apresentou requerimento direcionado à secretaria municipal de Saúde no qual solicitava a mudança provisória do setor para o prédio público situado na Rua João Allage, no bairro Sossego, e que recentemente abrigou a Clínica da Mulher.

Manifestações

Autor de indicação apresentada em agosto deste ano, no qual cobrava a mudança da Farmácia do SUS e do Serviço Social para mais um espaço mais amplo, vereador João Grein (PT) reclamou o fato de sua proposição ainda não ter sido respondida nem pelo prefeito Beto Faria (PMDB) e nem pela secretária municipal de Assistência Social, Angela Soares. “Já faz 40 dias e até agora não veio nada”, criticou.

Wilmar Sudoski (PSD) sugeriu a convocação do prefeito municipal, da secretaria de Saúde, Telma Regina Bley e do secretário de Planejamento, Gilson Luiz Guimarães, para dar explicações sobre o que está impedindo a entrega da Policlínica Municipal, que vai receber tanto a Farmácia do SUS quanto o Serviço Social, e do Pronto Atendimento Municipal à comunidade. “Porque é uma vergonha, pois essas obras se arrastam desde o mandato anterior e, enquanto isso vemos esse tipo de situação em frente à Câmara e no lado do Paço Municipal”, alfinetou.

Líder do governo, na Câmara, vereador Chiquinho da Silva (PMDB) informou que irá procurar o prefeito municipal e propor a mudança temporária da Farmácia do SUS para a sala de reuniões, utilizada no segundo piso da prefeitura e que fica ao lado da secretaria municipal de Saúde.

Renato Pike (PR) foi além, sugerindo que a Câmara se negue a votar os projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal - exceto os de extrema urgência para a área de saúde - caso providências não sejam tomadas num prazo de até 30 dias. “É inadmissível que isso esteja acontecendo e se não obtivermos uma resposta, me nego a votar as matérias”, garantiu.