Esclarecimentos sobre Atendimento Oftalmológico e Falta de Medicamentos no Município é solicitado pelos Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 06/06/2024 15h34

Requerimento Nº 232/2024:
A Vereadora Tati Carvalho protocolou o Requerimento de nº 232/2024, solicitando que seja encaminhado ofício à Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, e à Secretária Municipal de Saúde, Francieli da Costa Colla. A solicitação surge após a vereadora ter sido procurada por uma cidadã que relatou dificuldades em agendar uma consulta com oftalmologista, sendo informada que "não há mais guias para esse tipo de atendimento". O requerimento busca esclarecer a situação do atendimento oftalmológico no município e solicita as seguintes informações:

Contrato Vigente com Especialidade de Oftalmologia: A vereadora questiona se há um contrato vigente para atendimentos oftalmológicos. Caso positivo, requer o envio de cópia do contrato, bem como a prestação de contas dos atendimentos e pagamentos realizados. Se não houver contrato, solicita uma explicação sobre o motivo da inexistência do mesmo.

Documentação Relativa aos Últimos 3 Anos: Ela solicita o envio de toda a documentação pertinente, incluindo contrato, processos licitatórios e prestação de contas dos atendimentos dos últimos três anos.

Procedimento para Solicitação de Consultas: Requer informações detalhadas sobre os procedimentos que a população deve seguir para solicitar consultas com oftalmologistas.

Requerimento Nº 233/2024:
Em parceria com o Edil Wilmar Sudoski, a Vereadora Tati Carvalho também apresentou o Requerimento de nº 233/2024, direcionado à Prefeita Municipal, e à Secretária Municipal de Saúde. Este requerimento trata da possível falta de medicamentos essenciais na Farmácia Básica Municipal.

Os medicamentos mencionados são Carvedilol 1 mg, Sildenafil 5 mg, Furosemida 10 mg e Losartana 50 mg, todos de uso contínuo e essenciais, especialmente para crianças. As informações solicitadas são as seguintes. Disponibilidade dos Medicamentos: Pergunta-se se esses medicamentos estão atualmente em falta na Farmácia Básica Municipal.

Motivo da Falta: Caso afirmativo, solicita-se uma explicação detalhada sobre os motivos que levaram à falta desses medicamentos.

Providências para Regularização: Indaga-se quais medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação, considerando a importância crucial desses medicamentos para a saúde dos munícipes, particularmente para crianças.

Esses requerimentos refletem a preocupação dos vereadores com a saúde pública e a transparência na gestão dos recursos municipais, buscando garantir que a população tenha acesso adequado aos serviços e medicamentos essenciais.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199