Documento pede rejeição ao projeto que limita em dez o número de vereadores

por admin última modificação 08/03/2018 21h09
Abaixo assinado foi entregue ao presidente do legislativo municipal na segunda-feira (15)

Presidente do legislativo municipal, Beto Passos (PT), recebeu na noite de segunda-feira (15), abaixo assinado que pede a rejeição ao projeto de lei de autoria do vereador Alexey Sachweh (PPS), que limita em dez o número de vereadores em Canoinhas para a próxima legislatura. O documento, que já conta com 80 assinaturas, foi entregue por um grupo de suplentes de vereador e de pessoas que já participaram da vida pública no município. “Estamos colhendo mais assinaturas e contando, inclusive, com o respaldo de entidades de classe e associações de moradores”, disse um dos participantes do grupo.

A intenção, segundo os autores do documento, é recorrer aos princípios democráticos para que todos os postulantes possam disputar o pleito eleitoral em pé de igualdade. “Entendemos, que nessas condições, será praticamente impossível o sucesso eleitoral de uma liderança comunitária, sindical ou de pessoas das classes menos favorecida. Queremos aumentar a representatividade e jamais as despesas no legislativo”, frisou um ex-vereador do município.

Na sessão ordinária de segunda-feira (15), Alexey Sachweh solicitou que o projeto de sua autoria entrasse em segunda votação. O pedido foi negado pelo presidente da Casa, vereador Beto Passos, que justificou afirmando que um debate maduro e coerente precisa ser realizado antes da votação definitiva. “Todos precisam ser ouvidos. Tanto aqueles que são favoráveis a limitação em dez cadeiras, como é o caso das entidades ligadas à Associação Comercial e Industrial de Canoinhas (Acic), quanto o grupo de suplentes de vereador e associações que querem as 15 vagas”, esclareceu. Passos prometeu dar publicidade ao dia que será realizada a segunda votação da matéria para que toda a sociedade civil organizada possa participar.