Damasceno da Escola Técnica DAMA recebe Título Cidadão Honorário de Canoinhas dos Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 23/08/2023 15h36

Esse título é uma forma de reconhecimento e honra concedida a indivíduos que não nasceram na cidade, mas que contribuíram de maneira significativa para o seu desenvolvimento e comunidade

Foi realizada na terça-feira, 22, a 47ª Sessão Ordinária e durante a noite realizou se a Solenidade de Entrega de Título de Cidadão Honorário de Canoinhas, título esse indicado pelo vereador André Flenik assinado por todos os edis e entregue a Luiz Carlos de Moraeis Damasceno da Escola Técnica Dama.

Com a presença de familiares Damasceno não escondia a sua satisfação em receber essa justa homenagem, pois fez muito pelo conhecimento, educação e formação de muitos profissionais em nossa cidade e região norte catarinense. Também estiveram presentes os diretores, professores e representante da UGV, alunos e ex-alunos do DAMA para prestigiar.

Biografia do Homenageado:
Luiz Carlos de Moraes Damasceno é um empreendedor e educador brasileiro, nascido em 1958 em Lajes/SC. Em 1982, ele chegou à região do Planalto Norte Catarinense, onde deixou sua marca na comunidade canoinhense ao longo dos anos, graças à sua paixão pela educação e visão empreendedora.

Damasceno é formado em Pedagogia e também possui formação técnica em Mecânica, o que o possibilitou transitar entre diferentes áreas de conhecimento e atuar de forma abrangente no campo educacional. Em 1998, Damasceno fundou a Escola Técnica DAMA, uma instituição dedicada à formação profissional de jovens e adultos. A escola rapidamente se tornou um referencial na região, proporcionando cursos e capacitações que preparavam os alunos para o mercado de trabalho.

No ano 2000, a instituição canoinhense firmou parceria com o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), ampliando ainda mais sua oferta educacional. Com essa parceria, a Escola Técnica DAMA passou a oferecer cursos técnicos, proporcionando aos estudantes uma formação mais especializada e alinhada às demandas do mercado.

Em 2012, a Escola Técnica DAMA foi reconhecida como a melhor empresa na área de Educação do Brasil, recebendo o prêmio MPE. Esse reconhecimento ressalta a qualidade do trabalho desenvolvido por Damasceno e sua equipe na formação profissional dos estudantes.

O ano de 2014 marcou um novo marco na trajetória de Damasceno. Foi nesse ano que ele fundou a Faculdade DAMA, uma instituição de ensino superior que inicialmente oferecia o curso de Enfermagem. Com a expansão da instituição, novos cursos foram adicionados ao catálogo, como Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. Essa ampla oferta educacional permitiu que os canoinhenses tivessem acesso a cursos superiores em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento profissional e acadêmico da comunidade.

Em 2022, a Faculdade DAMA uniu-se à Uniguacu, hoje denominada Ugv, fortalecendo ainda mais o ensino superior na região. Damasceno foi o grande responsável pela qualificação e desenvolvimento profissional de milhares de canoinhenses ao longo dos anos, deixando um legado valioso para a educação e para a formação de profissionais competentes e comprometidos com a comunidade. Sua visão empreendedora e seu compromisso com a educação são exemplos inspiradores para todos que acreditam no poder transformador da educação.

O Professor Hilton, Pró-reitor de Planejamento e Administração da Ugv - Centro Universitário, acompanhado do prof. Carlos Roberto Borsato, Diretor da Ugv Canoinhas, além de professores, funcionários e alunos, pode usar a tribuna para prestar a homenagem ao Professor Damasceno e agradecer pessoalmente a todos os vereadores pela aprovação unânime da MOÇÃO DE AGRADECIMENTO que será concedida à Faculdade Ugv, por acreditar em Canoinhas e realizar grandes investimentos técnicos e financeiros em prol do ensino, pesquisa e extensão no município.

O prof. Hilton comenta que desde os primeiros contatos, a Instituição foi muito bem acolhida pelo povo Canoinhense: ”e foi na Casa Legislativa do Município que a história da Ugv em Canoinhas começou a acontecer, no momento que foi aprovada a parceria que permitiu a instalação da Instituição no município, por isso nosso sentimento de gratidão a todos os vereadores”.

ugv_damasceno.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores