Coronel Mário pretende implantar projeto “Canoinhas limpa, cidade mais feliz”

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Edil se deparou com grande quantidade de lixo durante passeio no Rio Canoinhas

A preocupação com o meio ambiente é uma das diretrizes dos projetos do edil Coronel Mário Erzinger (PR). Na sessão desta segunda-feira, 28, o vereador relatou sua experiência ao realizar um passeio pelo Rio Canoinhas no último domingo, 27, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Edson Kurolli e o Secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath. Coronel Mário comentou que, durante o percurso, se deparou com uma grande quantidade de lixo depositada indevidamente no rio até a localidade de Paula Pereira. “Da ponte do Rio Canoinhas até a entrada da foz do Rio Negro, eu fiquei pasmo com a quantidade de lixo jogado”, afirmou. Como um dos trechos mais atingidos pelos resíduos pertence ao município de Três Barras, o edil relatou que irá realizar uma indicação ao prefeito Luiz Shimoguiri para que sejam avaliadas possíveis soluções ao problema.

Na ocasião, Coronel Mário também falou à respeito do Projeto de Lei “Canoinhas Limpa, Cidade mais feliz”. A matéria de sua autoria está em fase de redação e deve ser apresentada em breve na casa de leis do município. O vereador comentou que, durante sua carreira na Polícia Militar, teve a oportunidade de trabalhar na cidade de Blumenau e conhecer a região, local que admira devido à limpeza e capricho dos moradores. “Canoinhas é uma cidade bonita, tem ruas largas, povo bom e acolhedor, mas nós temos que melhorar”, afirmou. Para o edil, o cuidado com o município inicia em frente às casas e nas ruas dos moradores, e, por isso, lamenta a falta de atitudes relacionadas à limpeza e embelezamento destes ambientes.

Coronel Mário também comentou a respeito do projeto de sua autoria que pretende instituir a disciplina de ética e cidadania nas escolas municipais em Canoinhas. Para o edil, esta é uma forma de instituir novos valores em relação à preservação ambiental e diversos outros temas dentro das escolas. “Cultura e educação se constrói, nós temos que alcançar as crianças [...] Eu não vejo outra possibilidade, se não construirmos uma nova geração com relação à educação e cultura”, afirmou.

O edil Chico Mineiro (PR) parabenizou Coronel Mário pelas colocações e comentou que, ao se deslocar para o trabalho durante a madrugada, se depara com o lixo de casas noturnas e carrinhos de lanches nas ruas, situação que motiva a implantação de um projeto que preze pela limpeza do município.

O vereador também comentou que a comunidade do Salto D’Água Verde está se organizando pelo segundo ano consecutivo para realizar a limpeza do Rio Água Verde. No último ano, foram retiradas quatro caçambas de resíduos do local.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123