Coronel Mário convida presidente do Sindimate para utilizar tribuna da Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h06

Mediante requerimento, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) e os demais edis convidaram a presidente do Sindicato dos Empresários do Mate de Santa Catarina (Sindimate-SC), Juliane Seleme, para utilizar a tribuna da Câmara com o objetivo de expor informações à respeito da produção e da movimentação econômica gerada pela erva-mate no município. Em justificativa, o edil relatou que conversou com a presidente durante a 21ª Fesmate, momento em que Juliane repassou dados importantes relativos à erva-mate em Canoinhas. “Eu troquei algumas informações com ela sobre a cadeia produtiva da erva-mate e o que isso ainda representa para o município”, afirmou.

Durante a sessão desta segunda-feira, 11, Coronel Mário lembrou que, nos últimos anos, Canoinhas perdeu o status de capital nacional da erva-mate, mantendo o título estadual regulamentado por Lei. O edil comentou que a atual presidente do sindicato levou o tema para ser debatido na Assembleia Legislativa do estado e que, neste momento, seria importante estender a discussão à nível municipal. Destacando a importância de que a população receba informações sobre a produção da erva no município, o edil falou sobre a presença do produto em questões culturais e históricas de Canoinhas. “Acredito que seja de interesse de nós edis e também dos integrantes da comunidade porque é muito rica a história da questão da erva-mate e a retomada em relação à identidade cultural da região”, afirmou.

Coronel Mário ainda discorreu a respeito dos estudos realizados pela Epagri para garantir a Indicação Geográfica da erva-mate do município. “Essa certificação vai trazer muito valor agregado para abonar Canoinhas”, relatou.

O vereador Paulinho Basílio (PMDB) comentou que também esteve em contato com Juliane, elogiando seu trabalho à frente do sindicato. O edil parabenizou a proposição de Coronel Mário e destacou que o debate é válido para informar a população.

A vereadora Norma Pereira (PSDB) comentou que, após degustar os produtos de erva-mate oferecidos na 21ª Fesmate, observou o “potencial magnífico que nós temos para crescer e se desenvolver”. Norma também sugeriu que, com a valorização do produto canoinhense, o município seja incluído na rota da erva-mate.

Considerando a relevância da produção da erva como geradora de renda extra para produtores rurais de outras culturas, a vereadora afirmou ser necessário estender as informações à população. “Acaba sendo uma fonte alternativa de renda, o que é muito importante para o agricultor, indústrias e trabalhador braçal [...] Acho que convém trazer o assunto à tona, discutir e valorizar, porque é um produto que nós temos e podemos melhorar a divulgação, o consumo e gerar riqueza para a nossa cidade e região”, relatou.

O edil Coronel Mário ainda sugeriu que, assim como a Guerra do Contestado, a erva-mate também ganhe um espaço na Câmara de Vereadores para a divulgação de aspectos históricos e culturais que marcaram a produção no município, além de um local destinado à degustação das ervas produzidas na cidade. “Esse acolhimento, recepção e troca, quando se está tomando um chimarrão, é extremamente importante”, relatou.

O presidente Wilmar Sudoski (PSD) comentou que, devido à força que a erva-mate possui na região, o assunto deve estar em constante debate para que a identidade cultural e a movimentação econômica relativas ao produto continuem em alta. Sudoski ainda destacou o processo de valorização da erva da cidade. “Com a indicação geográfica, vai valorizar mais o produto da nossa região”, comentou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123