Vereadores Maurício e Homer reúnem fumicultores para o Ciclo de Palestras Lei de Integração e os Impactos no Preço do Tabaco

por Assessoria de Imprensa última modificação 26/11/2021 17h07

Vereadores Maurício e Homer reúnem fumicultores para o Ciclo de Palestras Lei de Integração e os Impactos no Preço do Tabaco

“Uma comissão, um conselho com um representante de cada município precisa ser montado com urgência para que possamos ser ouvidos”, destacou um dos palestrantes

Assunto já discutido por vários vereadores, por diversas lideranças políticas locais e regionais, fumicultores e agricultores há muitos anos atrás, e agora volta a ser tema na Câmara de Vereadores de Canoinhas. Desta vez foram os vereadores Marcos Homer e Maurício Zimmermann que idealizaram um ciclo de palestras onde abordaram a Lei de Integração e os Impactos no Preço do Tabaco na noite da última quinta-feira, 25.

Os indicadores de Canoinhas atualmente da Safra 20/21, traz que temos 2.711 produtores famílias que sobrevivem do setor fumageiro, com isso temos 3.598 estufas, o plantio chega na casa de 5.518 plantados, chegando a produzir 13.683 toneladas, girando em torno no preço médio vendido R$ 10,64 milhões apenas em Canoinhas, sendo o segundo lugar do Estado, na última safra, a sexta maior produção municipal do país.

Alguns pontos que foram discutidos: Comercialização, Lei de integração - Lei 13.288/2016, Criação CADEC estadual e sugerir a sede em Canoinhas, ou uma Comissão de cada município, Banco de dados municipal sobre a fumicultura, Custo de produção, Audiências Públicas Municipal, Tecnologias novas para avaliação da produção,

Vereador Mauricio fala em aproximação, para que os nossos produtores rurais, óbvio os ligados ao tabaco que eles se sintam amparados por nós agentes públicos e pela legislação vigente. As grandes empresas às vezes deixam a desejar em alguns segmentos. "Nós tivemos a Lei de Integração que foi uma vitória para fumicultor, mas eu faço uma pergunta: ela está sendo cumprida?
Então às vezes até pela falta de orientação, falta de conhecimento e até pelo ar do trabalho do dia a dia o produtor acaba perdendo o foco e simplesmente ele planta, colhe, vende e segue a vida, sem saber os reais direitos que ele tem. E agora, a Justiça do Distrito Federal reconheceu até o dever do Banco do Brasil observar os parâmetros técnicos e econômicos para que os projetos de financiamento da atividade integrada. Como funciona: as grandes multinacionais, elas utilizam da anuência do pequeno agricultor para levantar o dinheiro, agora com esse reconhecimento para elas obterem esse dinheiro, esse financiamento, elas terão que provar a viabilidade econômica do projeto do plantio e se atividade econômica está sendo viável ou não”, falou o vereador.

Para o vereador Marcos é momento de unirmos as forças, e batalharmos por melhorias em preços e justas valorizações. "Nós vimos a necessidade de trazer até essa casa pessoas com conteúdo suficiente para explanar aos nossos produtores o que é a Lei de Integração e quais são os impactos dela direto na compra do tabaco. Eu creio que antes de a gente começar qualquer movimento organizado em nosso município e antes de formar qualquer cadeia organizada, é importante que o nosso produtor saiba o que ampara legalmente eles e o que nós como vereadores também podemos fazer por essas pessoas com relação ao preço de compra e venda”, afirmou.

O Secretário da Agricultura do município participou do evento, ao falar lembrou da importância da discussão, as empresas grandes e agricultores sofrendo, “temos que achar um meio bom, e colocou a secretaria a disposição de todos”.

A criação de uma Cadec seria excelente para valorização do produto, muitas vezes a qualidade é uma é superior, mas o que se paga aos agricultores é sempre abaixo, sempre escutamos que pagaram o nível inferior, destacou o advogado e técnico da Embrapa, Paulo Hupalo.
“As empresas querem ter o lucro algo empresarial, mas temos que ter mais transparência, quem classifica é a empresa e aí que acontece as divergências” finalizou Hupalo.

Canoinhas é a segunda maior produtora do estado e a sétima do Brasil, além dos anfitriões vereadores Mauricio e Homer, participaram também as vereadoras Juliana e Silmara.

Agradecimentos aos palestrantes:
Advogado e técnico da Embrapa PAULO ROBERTO HUPALO
Advogado Andrey Juliano Watzko
Vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol
FETAEP Mesaque Kecot Veres

tabaco_01.jpg