Câmara repassará R$ 500 mil de suas economias ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Vereador presidente Célio Galeski esclarece que decisão não está ligada a pressão popular, mas sim, a uma forma de manter a entidade de portas abertas

Parte da crise financeira que passa o Hospital Santa Cruz será remediada com o repasse de R$ 500 mil originários das sobras financeiras do atual exercício da Câmara Municipal de Canoinhas.

A iniciativa de antecipar a devolução do duodécimo à prefeitura, como forma de socorrer a entidade, foi anunciada pelo vereador presidente Célio Galeski (PR), durante evento no plenário da própria Câmara, na semana passada, e que debateu o cenário de dificuldades que os hospitais filantrópicos do Estado têm enfrentado para manter os atendimentos à população.

A votação definitiva do projeto de lei que autoriza o repasse acontecerá às 19h da próxima segunda-feira, 20. Por meio de proposta apresentada por Renato Pike (PR) e apoiada pelos demais vereadores, a sessão será de forma itinerante e realizada nas dependências do hospital. A entrega do cheque à direção da entidade deve acontecer no dia seguinte a aprovação da matéria.

Gesto

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira, 13, Galeski falou que o Governo do Estado deveria se espelhar no gesto do Poder Legislativo canoinhense e honrar, ao menos, com o pagamento dos serviços já prestados pelos hospitais filantrópicos.

Esclareceu que a decisão da Câmara não está ligada a nenhuma pressão popular, como divulgou um jornal local em sua manchete de capa, mas sim como forma de manter o hospital de portas abertas. “Esta Câmara mais uma vez demonstrou espírito público de atender as reais necessidades da comunidade”, frisou, ao destacar a importância da entidade para Canoinhas e região.

Ao antecipar a devolução do duodécimo à prefeitura e atender a necessidade do hospital, fica mantida a suspensão do edital de licitação para a construção da nova sede da Câmara.

Gestores hospitalares e representantes de entidades ligadas ao setor que participaram da reunião em Canoinhas, na semana passada, elogiaram a decisão dos vereadores, prometeram difundir a ideia e pedir atitudes semelhantes nos demais municípios do Estado, cujos hospitais estão com as finanças comprometidas.