Câmara Municipal de Canoinhas vota pela manutenção dos dez vereadores

por admin última modificação 08/03/2018 20h59
Projeto de Emenda a Lei Orgânica n. 001/2011 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira (22)

Aprovado por unanimidade durante sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (22), o projeto de emenda a Lei Orgânica n. 001/2011, de autoria do vereador Alexey (PPS), que mantém as dez vagas para vereador na próxima legislatura em Canoinhas. Em primeira votação, realizada no dia 1º de agosto, a matéria também já havia sido apreciada de forma unânime.

Pessoas da comunidade, representantes das entidades ligadas à Associação Comercial e Industrial de Canoinhas (ACIC), um grupo de suplentes de vereador e acadêmicos da Universidade do Contestado (UnC) acompanharam os trabalhos legislativos. Vereadores Paulo Glinski (DEM), João Grein (PT) e Célio Galeski (DEM) agradeceram e elogiaram a presença do público e cobraram uma participação mais efetiva da sociedade civil organizada nas decisões e debates em prol do desenvolvimento do município.

Na ocasião, o presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), fez questão desmentir boatos veiculados na imprensa de que suplentes assumiriam no lugar dos titulares para que o projeto proposto por Sachweh fosse rejeitado. “Eu me orgulho por fazer parte desta legislatura, pois sei que ao meu lado tenho homens públicos sérios, honestos e que jamais participariam de uma manobra como esta”, comentou.

Passos também explicou os motivos pelos quais não colocou o projeto em segunda votação na semana passada. “Houve o pedido do vereador autor, porém, naquele momento, queríamos ouvir as duas frentes. Amparados nos prazos estabelecidos pelo regimento interno da Casa, demos voz e espaço para aqueles que eram favoráveis a manutenção das dez cadeiras, bem como, para parte da sociedade que solicitava as 15 vagas”, frisou o presidente do legislativo.

Antes do início da sessão, o grupo de suplentes de vereador entregou, na secretaria legislativa, uma moção de apoio pelas 15 vagas na Câmara de Canoinhas. O conteúdo do documento foi apresentado durante a leitura da ordem do dia. A moção teve a assinatura de pessoas da comunidade e representantes de sindicatos e de associações de moradores do município.