Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/09/2023 15h54


Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene

 

Vereadores Maurício e Tati foram autores da Moção de Parabenização. Mauricio foi proponente do PL que torna o Coral Santa Cecília Patrimônio Cultural Imaterial. Os edis Tati, Adilson e Osmar foram autores do Título de Cidadã Honorária à Maria de Lurdes Brehmer

 

Na sessão solene foi entregue o Título de Cidadã Honorária à maestrina professora Maria de Lurdes Brehmer e também Moção de Parabenização ao Coral Santa Cecília que, por lei, agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Canoinhas.

A atual presidente, vereadora Tati Carvalho, conduziu os trabalhos que contou com a presença dos colegas Mauricio Zimmermann e Zenilda Lemos. Além dos edis estiveram presentes a Prefeita Juliana Maciel, Capitão Diego Gudas, representando o comandante do 3°BPM Tenente Coronel Silvano Sasinski, Tenente Otávio Luczynski Sud Diretor do CIMH de Três Barras, Coordenadora Regional de Educação, Cleide Anita Alberti Gonçalves, Padre Joni Cavalheiro, representando a Paróquia, demais convidados, familiares e comunidade em geral.

O representante dos homenageados, José Alfredo Fonseca, ao falar na tribuna, lembrou alguns momentos da maestrina e a sua trajetória além de agradecer aos vereadores pela homenagem.

Integrante do coral e ex-vereador, Coronel Mario, fez leitura do curriculum da homenageada MARIA DE LOURDES BREHMER:

Professora e Maestrina MARIA DE LOURDES BREHMER, nascida em 15 de agosto de 1946, na cidade de Jaraguá do Sul, é uma destacada educadora, artista e regente de coral, que ao longo de sua vida tem deixado uma marcante contribuição no campo da educação, das artes e da música.

Casada com Luiz Carlos Brehmer e mãe de quatro filhos, Anadriceia, Luis Carlos Junior, Carlos Eduardo e Maria Cristina, teve sua trajetória marcada por uma sólida formação acadêmica e um comprometimento incansável com a promoção cultural e educacional em diversas comunidades.

Sua jornada educacional teve início com a conclusão do Ginásio Normal Regional, seguido pelo Curso de Magistério. Posteriormente, ela graduou-se em Letras com habilitação em Inglês pela FAFI, Faculdade de Filosofia de União da Vitória, PR o que solidificou sua base educacional. Determinada a expandir seus horizontes artísticos, buscou graduação e especialização em Artes na UDESC, onde se destacou ao vencer um concurso para a criação do logotipo da instituição.

Seu talento artístico também se manifestou na ilustração do livro "IPOMEIA", do escritor Mário Tessari. Além disso, sua paixão pela música a levou a fundar o CORAL COLIARTE em Herval D'Oeste e Joaçaba, que ela regeu por cinco anos e que permanece até os dias atuais.

MARIA DE LOURDES BREHMER expandiu sua influência musical ao reger o CORAL BENTO MOSSURUNGA de Porto União durante seis anos. Contudo, é em Canoinhas que sua marca é mais profundamente sentida. Fundou e regeu o coral da Escola de Educação Básica Santa Cruz, que movimentou a vida musical da escola com diversas apresentações nos municípios vizinhos. Ela rege o CORAL SANTA CECILIA há 27 anos, coral este que está completando neste ano 110 anos de existência, estabelecendo uma conexão duradoura com a música e a comunidade.

Compôs o hino do distrito do Campo da Água Verde com poesia do poeta João Ribeiro. Também compôs a música do Hino da Academia de Letras do Brasi - Canoinhas com letra de Andreas Costenaro.

Seu compromisso social também é evidente através de sua co-fundação da APAE de Canoinhas, onde atuou como a primeira Secretária. Em diversas ocasiões, ela demonstrou sua capacidade de mobilizar centenas de vozes através da criação e regência do CORO NATALINO "ANJOS DA PAZ", que envolveu até 500 vozes de alunos das redes municipais e estaduais de Canoinhas.

Além de sua dedicação à música, a professora MARIA DE LOURDES BREHMER também teve um papel significativo na educação. Ela ocupou o cargo de Diretora e Coordenadora Regional de Educação que abrange os Municípios de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União e Major Vieira durante oito anos.

Como Secretária Municipal de Educação de Canoinhas (2005 a 2010), suas realizações foram notáveis. Ela introduziu o Programa EDUCAÇÃO DO CAMPO e o Programa LEIA CANOINHAS, que promoviam a literatura e a leitura, assim como a inclusão de aulas de violino, violão e flauta-doce para alunos da rede municipal.

Dedicou-se na implantação e expansão do Ginásio e do Ensino Médio para as comunidades do interior. Foi responsável pela implementação do transporte escolar nestas comunidades.

Ao longo de sua carreira, MARIA DE LOURDES BREHMER também deixou um legado educativo nas escolas onde lecionou, incluindo Colégio São José e Escola Antonieta de Barros em Herval D'Oeste, São Roque em Treze Tílias, e Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Estadual Santa Cruz, FUNPLOC e ensino médio em Canoinhas. Ela também contribuiu para o ensino superior lecionando na UNC-Mafra e Rio Negrinho.

Esta belíssima trajetória construída na educação e na cultura da PROFESSORA e MAESTRINA Maria de Lourdes Brehmer, servem de exemplo e referência para as atuais e futuras gerações de cidadãos conscientes de seu dever.

A vida de MARIA DE LOURDES BREHMER é um testemunho da força da paixão, da dedicação incansável e do amor pela educação, pela música e pelas artes. Sua influência e contribuição são indeléveis, deixando um impacto positivo nas vidas das pessoas que ela tocou através de sua liderança, ensino e expressão artística.

O vereador Maurício ao falar destacou que hoje é um dia histórico para o Município de Canoinhas que completou 112 anos, no último dia 12. Para mim, como representante da comunidade nesta casa de leis, é um motivo de muito orgulho ter apresentado o Projeto de Lei que teve por objetivo declarar o Coral Santa Cecília, Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Canoinhas, o qual foi aprovado por unanimidade nesta casa legislativa e sancionado pela Senhora Prefeita Municipal Juliana Maciel.

O Coral neste ano completa 110 anos de atividades ininterruptas, sendo um dos mais antigos corais em atividade no Brasil. Sua história confunde-se com a história do nosso Município. Com uma participação cultural muito intensa, está intimamente ligado à vida religiosa e social de Canoinhas. Seu histórico musical sempre esteve em evidência.

Zimmermann lembrou que o Professor e Historiador Mateus Prust, canoinhense, membro da Academia de Letras do Brasil Canoinhas e Professor da Universidade Estadual do Paraná, em brilhante pesquisa, descreve o coral Santa Cecília da seguinte maneira: “O Coral Santa Cecília é uma das mais antigas e perenes expressões culturais do Planalto Norte Catarinense. Fundado em 1913, dois anos após o desmembramento de Canoinhas da cidade de Curitibanos (1911), e um ano após a criação da Paróquia de Santa Cruz de Canoinhas (1912), a sua história se confunde com a do próprio povo canoinhense. Desde a sua criação, faz parte do cotidiano local e regional, promovendo ações socioculturais que impactam a comunidade de forma positiva. ” Toda a história do Coral está descrita no Livro “como vai o coro: Tudo azul? Do historiado Matheus Prust, recentemente lançado.

Diante de tão bela história, o coral Santa Cecília como vetor cultural do Município, reunia todas as condições para ser declarado Patrimônio Cultural Imaterial. A Constituição de 1988, ampliou o conceito de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além das outras formas de preservação.

Esses artigos da nossa Constituição autorizam o Poder Público a reconhecer e incluir em seu patrimônio, a ser preservado, seus bens culturais que sejam referência na memória dos cidadãos, inclusive, por serem constitutivos de sua identidade. Ao propor este Projeto de Lei visei a preservação e promoção de tão importante Coral em nosso Município e Região e homenagear seus integrantes.

Encerrou o vereador cumprimento a todos os integrantes do coral Santa Cecília, em nome da Professora e Maestrina Maria de Lourdes Brehmer, que hoje é oficialmente declarada cidadã honorária, justo e merecido reconhecimento desta casa de leis e do povo de Canoinhas

A agora cidadã canoinhense, Maestrina Professora Maria de Lourdes Brehmer, ao falar não conseguiu esconder a emoção vivida na noite. Agradeceu a todos os presentes, lembrou alguns momentos vividos à frente do coral, como ex-secretária de educação, como professora, como esposa, o quanto fez e ainda pretende fazer pela amada Canoinhas.

“É uma terapia em nossas vidas. O coral agradece imensamente a todas as autoridades, familiares, amigas (os), comunidade. Esta honraria demonstra a sensibilidade de vocês todos. Quanto a nós, continuaremos servindo através do Coral, firmes, fortes, unidos, rumo ao bicentenário. Deus abençoe muito a todos e muito Obrigado pelas vossas presenças” finalizou.

Encerrando a sessão solene, vereadora e presidente da Casa, Tati demonstrou toda a alegria e gratidão a todos, se sentindo muito feliz em presidir sua primeira sessão solene. Finalizou referenciando um filme que assistiu e dele tirou as seguintes lições:

“Ouça! Consegue ouvir? A música! Eu consigo ouvi-la em qualquer lugar... no vento, no ar, na luz... está ao nosso redor, a gente só precisa ouvir!

Mas, o que é a música? É a ligação harmônica entre todos os seres vivos!

É um lembrete que Deus nos deixou de que existe algo além de nós do Universo”.

coral_01.jpeg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas