Câmara de Vereadores promove reunião para debater projeto de lei

por carlos — última modificação 08/03/2018 20h58
“Nós estamos aqui preocupados para arrumar uma alternativa para esse problema”, comentou o autor do Projeto de Lei nº 079/2010, vereador Célio Galeski, durante a reunião das comissões, aberta ao público, na tarde de terça-feira, 17. O projeto de lei dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, no município de Canoinhas.

O principal objetivo da reunião foi debater sobre o projeto, e ver qual a viabilidade de sua execução acatando sugestões e emendas. O autor do projeto de Lei, Vereador Célio Galeski lembrou que “as consequências do consumo de bebidas, em excesso, é um dos maiores causadores de ações na saúde, polícia e ações do fórum”, completou Galeski.

O presidente da Casa, vereador Wilson Pereira, fez a leitura do projeto de lei, na íntegra, e colocou a palavra livre para que qualquer pessoa pudesse dar sua opinião, ou mesmo, sua ideia para o projeto.

Esteve presente à reunião, o tenente coronel Mário Renato Erzinger, o qual lembrou que na cidade de Guaramirim já existe uma lei que regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. “A policia militar entende que é extremamente importante essa mobilização, pois quando acontece o problema no centro da cidade é a policia que é acionada”, comentou Erzinger.

A secretária de saúde, Telma Bley, lembrou que o pronto atendimento municipal recebe inúmeras pessoas que são vítimas do excesso de consumo de bebidas alcoólicas. E ainda comentou do alto índice de consumo de bebidas no município de Canoinhas. “Canoinhas está entre as cinco cidades que mais consume bebidas alcoólicas em Santa Catarina”, comentou Bley.

Reunião projeto de lei 079/2010

A discussão em torno do assunto demorou algumas horas, e vários presentes puderam dar suas opiniões, bem como, apontar ideias para serem anexadas ao projeto de lei.

Ficou estabelecido que deverá ser realizada mais algumas reuniões para debater o assunto, e também uma reunião especifica com o ministério público e com o poder judiciário.

Também esteve presente na reunião, o secretário de Administração, Argos Burgardt, a secretária de Educação, Maria de Lourdes Brehmer, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os vereadores, Wilson Pereira, Célio Galeski, Paulo Glinski, Gilmar Martins, Alexey Sachweh e Tarciso de Lima, entre outras autoridades e a comunidade canoinhense.