Câmara autoriza convênio para a ressocialização de detentos

por admin última modificação 08/03/2018 20h56
Juiz da Vara Criminal e diretor da UPA usaram a tribuna livre para defender o projeto; Votação definitiva será no dia 20 de agosto

Por unanimidade e, em primeira votação, os vereadores canoinhenses aprovaram na noite de terça-feira, 14, o projeto de lei n◦ 094/2012, de origem do executivo, que autoriza o município a celebrar convênio no valor de R$ 10 mil com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania com a interveniência do Departamento de Administração Prisional (Deap). A votação definitiva será na sessão ordinária do dia 20 de agosto.

A iniciativa tem por objetivo a implantação de um programa de educação, treinamento e trabalho para detentos e a prestação de serviços de horticultura e artefatos de concreto por parte dos reclusos na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas. Inicialmente, o projeto vai atender seis reclusos limitando, a cada um deles, o pagamento de um salário mínimo mensal pelos serviços prestados. Um quarto deste valor será revertido ao próprio sistema prisional.

O juiz da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Canoinhas, Bernardo Augusto Ern, ocupou a tribuna livre para defender o projeto. Segundo o magistrado, o trabalho vai possibilitar o resgate da dignidade e, por conseqüência, a ressocialização destes detentos. “Está mais do que provado que tratar mal o detento é dar um tiro no próprio pé. É preciso sim que ele cumpra sua divida com a sociedade. Porém, se faz necessário lhe proporcionar o trabalho e outros meios para que quando ele finalizar sua pena seja reintegrado e útil na comunidade”, ressaltou.

A UPA de Canoinhas está em operação desde março de 2010. Sua capacidade é para 80 detentos, mas, hoje abriga 150 reclusos de toda a Comarca. Desse total, 49% dos presos cumprem pena por furto e roubo; 29% por tráfico de entorpecentes e 19% por crimes contra pessoa. 71 deles estão presos em regime fechado, 35 em regime semi – aberto e outros 44 estão no local de forma provisória aguardando sentença condenatória.

Ainda sobre o perfil dos reclusos na UPA, outro fato chama atenção: 25% deles devem cumprir pena num período de até quatro anos; 36% entre quatro a oito anos e 26% devem ficar no local entre 15 a 20 anos. Cerca de 60% dos presos têm entre 18 a 29 anos e a maioria dos 150 detentos possuem ensino fundamental incompleto.

Conforme informou o diretor da UPA, Elton Neumann, atualmente 73 detentos estão estudando. As aulas são oferecidas dentro da própria unidade através de parceria firmada com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). “É o maior índice proporcional de detentos estudando se levarmos em consideração todas as unidades prisionais avançadas em Santa Catarina”, salientou.

Outros pontos destacados pelo diretor foram os pilares que regem a unidade prisional local. De acordo com ele, a administração implementou meios de segurança, salubridade, saúde preventiva (atendimento médico, dentário e psicológico), religião, remissão de pena (serviços de manutenção, conservação e reforma do prédio e auxílio na cozinha) e capacitação dos detentos por meio de convênio com a prefeitura e iniciativa privada.

O cultivo de mudas é hoje uma das atividades desenvolvidas pelos detentos dentro da unidade prisional. Escolas da rede municipal de ensino e entidades locais estão sendo beneficiadas com estas mudas. “Funciona assim atualmente: a cada três dias trabalhados, o recluso recebe um de remissão de pena. Com a implantação desse projeto, os detentos teriam uma ocupação, teriam também um salário e uma parte deste seria revertido à própria unidade prisional”, afirmou

Neumann diz que vê com bons olhos também a segunda fase do projeto que prevê a construção de um barracão ao lado da UPA e que seria destinado à confecção de artefatos de concreto. “Poderiam ser feitas bocas de lobo, meio fios, pavers e lajotas sextavadas para o próprio município usar em ruas do perímetro urbano. Iria gerar uma economia de 30 a 40% ao município”, completou.

Ainda de acordo com o diretor da UPA, os próprios detentos poderiam ser treinados e capacitados para instalarem esses materiais nas vias públicas a exemplo do que já ocorre em outras cidades do Estado.

Demais matérias aprovadas:

Em segunda votação os vereadores aprovaram mais dois projetos de lei na noite de terça-feira, 14. De autoria do vereador Bene Carvalho (PMDB) foi apreciado de forma unânime o projeto de lei n◦ 086/2012 que veda a realização de concurso público no município de Canoinhas para a formação de cadastro de reserva. A matéria também venda o concurso público que não especifica o número de vagas a serem criadas.

Também por unanimidade foi aprovado o projeto de lei n◦ 082/2012 que declara de utilidade pública a Sociedade Cultural Polonesa de Canoinhas que, anteriormente, era denominada de Sociedade Agrícola Três de Maio.