Câmara aprova contas do primeiro ano de gestão do prefeito Beto Faria

por admin última modificação 08/03/2018 20h55
Vereadores canoinhenses ainda apreciaram outros dez projetos de lei em segundo turno durante as sessões ordinárias desta semana

Seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) e recomendação da comissão técnica de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, vereadores canoinhenses aprovaram em segundo turno as contas do exercício de 2013, primeiro ano de gestão do prefeito Beto Faria (PMDB).

A votação definitiva aconteceu na sessão ordinária de segunda-feira, 11, sendo que a apreciação ocorreu de forma unânime.

Apesar de o TCE ter recomendado a aprovação das contas, o parecer trouxe ressalvas. Porém, todas com possibilidade de correção e adequação por parte da municipalidade.

Demais projetos

Outros dez projetos de lei foram aprovados em segundo turno e, por unanimidade, esta semana. As votações aconteceram na noite de terça-feira, 12.

O projeto de lei nᵒ51/2015 dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Vereador João Grein (PT) justificou a autoria da matéria afirmando que “os produtos oriundos da agricultura familiar, em pequenas propriedades do município de Canoinhas, geralmente apresentam forma de cultivo mais sustentável do que a produção de extensão”.

Pelo projeto de lei nᵒ060/2015, a prefeitura de Canoinhas fica autorizada a instituir a cobrança de contribuição de melhoria aos proprietários de imóveis localizados em duas vias públicas da cidade e que receberão o asfalto: Rua Afonso Kohler no bairro Sossego e Rua Sérgio Gapski, no bairro Água Verde.

A primeira etapa da Rua Afonso Kohler compreende na extensão de 197,12 metros lineares (entre as Ruas Saulo de Carvalho e Willibaldo Hoffmann), sendo que a contribuição de melhoria será calculada sobre o valor de R$ 2.459,81, referente à contrapartida do município no custo total da obra estimada em R$ 245.981,00.

Já a segunda etapa dessa mesma rua compreende na extensão de 397,69 metros lineares, sendo que o custo da obra está estimado em R$ 413.935,61 e, a contribuição de melhoria, será calculada sobre o valor de R$ 19.765,61, referente à contrapartida do município.

Na Rua Sérgio Gapski o asfalto será colocado numa extensão de 505,60 metros lineares, a partir da BR-280 até a Rua Jacob Fuck. O custo final da obra é de R$ 501.283,12, sendo que a taxa de contribuição de melhoria será calculada sobre o valor de R$ 8.183,12, referente à contrapartida do município.

Conforme o projeto de lei nᵒ067/2015, o município de Canoinhas fica autorizado a receber dois terrenos como forma de pagamento de dívidas tributárias da empresa Procopiak Compensados e Embalagens S/A.

Ambas as áreas possuem 450 metros quadrados e estão situadas no distrito do Campo D’Água Verde. Juntos os terrenos foram avaliados em R$ 117 mil e neles a prefeitura fará a ampliação das instalações do CEI Pedro Bandeira.

De acordo com o projeto de lei nᵒ070/2015, a prefeitura de Canoinhas fica autorizada a conceder até quatro horas de serviço com máquina motoniveladora e ceder 40 metros cúbicos de cascalho em favor da empresa Madeireira Água Verde, situada na Rua José Bail.

Segundo o projeto de lei nᵒ072/2015, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a acrescentar no atual exercício os valores de R$ 269. 567,44; R$ 344 mil; R$ 92,5 mil e R$ 80 mil, tendo como base o superávit financeiro registrado em 2014.

Os recursos são provenientes de verbas repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Salário Educação, e serão utilizados na construção, reforma e ampliação de CEI’s.

Com a aprovação do projeto de lei nᵒ073/2015, o Poder Executivo fica autorizado a integrar o município de Canoinhas na Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco).

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei nᵒ078/2015, que altera a Lei Municipal nᵒ5.544, de 30/04/15. Pela nova redação, 33 atletas e três pessoas da delegação e da equipe técnica ficam autorizadas a representar Canoinhas nos 8º Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina, que acontece em Criciúma entre os dias 16 e 21 de maio.

O projeto de lei nᵒ079/2015 autoriza a prefeitura de Canoinhas a repassar subvenções sociais nos valores seguintes valores: R$ 7 mil a Pia União de Santo Antonio e de R$ 10 mil para a Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca).

Pelo projeto de lei nᵒ080/2015, a prefeitura fica autoriza a anular dotações orçamentárias da secretaria Municipal de Administração e Finanças e acrescentar no orçamento da secretaria municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano o valor de R$ 11.184,00. O recurso será utilizado na aquisição de três armas de fogo (carabina Taurus CTT 40) para a Polícia Ambiental.