Câmara analisa projetos que pedem autorização para o lançamento de contribuição de melhoria

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
12 vias públicas da cidade serão pavimentadas; Asfaltamento da Rua Otávio Tabalipa havia sido solicitado pelo vereador Renato Pike

Em trâmite, nas comissões técnicas da Câmara Municipal de Canoinhas, dois projetos de lei – de autoria do executivo - que pedem autorização para o lançamento de contribuição de melhoria. A cobrança será direcionada aos proprietários de imóveis em 12 ruas da cidade e que receberão camada asfáltica ou calçamento.

Entre as vias beneficiadas com o asfaltamento está a Rua Otávio Tabalipa, no distrito do Campo da Água Verde. Indicação, solicitando esta obra, havia sido apresentada pelo presidente da Câmara, Renato Pike (PR), no mês de fevereiro. “Não sei dizer se o meu pedido influenciou na decisão do prefeito. O importante, para mim, é que esta obra irá sair”, frisou o vereador na sessão ordinária de segunda-feira, 04.

Na tribuna livre, ainda celebrou a conquista dizendo que a obra irá beneficiar diretamente cerca de dois mil moradores, incrementando, assim, a infraestrutura do maior e mais populoso distrito do município. “Facilitará o deslocamento e trará mais comodidade às pessoas que utilizam esta via como acesso a diversos pontos da cidade”, afirmou.

Também serão pavimentadas as ruas João Tomachitz, Marechal Rondon, Francisco de Paula Pereira, José Boiteux, João da Cruz Krailing, Hilda Ostroski, João Allage, Lázaro Bastos, Lourenço Malucelli, Vergílio Trevisani e Kurt Mendes.

Em parte das pavimentações, o município utilizará financiamento de R$ 3,5 milhões obtido junto a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A, através do Programa Badesc Cidades Juro Zero, subsidiado pelo governo estadual.

Outra parcela das obras será custeada com os R$ 2,5 milhões direcionados pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e também por emenda de R$ 430 mil encaminhada pelo deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB). “Além de ter situação econômica e financeira estáveis, que o capacitaram a receber os investimentos, vale lembrar que o município teve um importante aliado nessa liberação de recursos que foi a intervenção do deputado Aguiar”, destacou o vereador republicano.

Os projetos de lei nᵒ161 e 162/2013, que tratam das matérias, devem ser colocados em votação já na próxima semana. O valor estimado por metro quadrado e as opções de parcelamento ainda não foram definidos e serão informados posteriormente pela prefeitura do município.

Incentivo

Ainda na sessão ordinária de segunda-feira, 04, Renato Pike (PR) enalteceu a iniciativa do executivo municipal em ceder, por um período de dez anos, área para que a empresa GSA Pré Moldados LTDA – ME possa instalar sua nova fábrica. O terreno, de 10 mil metros quadrados, fica localizado a margem da Avenida Senador Ivo D`Áquino, no bairro Industrial I (nas proximidades da antiga estrada Canoinhas ao distrito de Paula Pereira).

Especializada na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado para a construção civil, a GSA quase mudou sua instalações para o Estado de Goiás, onde comercializa grande parte de sua produção. “Houve bom senso do município em conceder o incentivo para que a empresa permanecesse aqui, gerando emprego e renda para nossa gente”, destacou Pike.

De propriedade do mesmo grupo, a GSA Pré Moldados e a GS Construtora oferecem mais de 160 empregos diretos. “Existe a expectativa que este número aumente tão logo a nova estrutura esteja concluída”, finalizou.