Câmara analisa projeto de lei para instalação de complexo agroindustrial

por carlos — última modificação 08/03/2018 20h54
Prefeitura pede que legislativo autorize a doação de terras para a empresa Villa Germânia construir três granjas para criação de matrizes
Câmara analisa projeto de lei para instalação de complexo agroindustrial

Vereadores, prefeito Leoberto Weinert e parte do secretariado após a reunião que debateu a instalação da empresa

Está sob analise da Câmara Municipal de Vereadores, nas comissões de Justiça e Redação e de Orçamento e Finanças, o projeto de lei n. 019/2011 de origem executiva, que solicita autorização para que o município de Canoinhas realize a doação de terras para a instalação do complexo agroindustrial Villa Germânia. A empresa, que possui sua matriz no Vale do Itajaí, é a maior produtora de carnes de pato, marreco e seus derivados na América Latina. Produz ainda carnes de coelho, frango caipira e de galinha d’angola para atender os mercados nacional e internacional.

Na tarde de terça-feira, 22, o presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT), recebeu em seu gabinete, juntamente com os demais parlamentares, o prefeito Leoberto Weinert (PMDB) e parte de seu secretariado. A visita teve por objetivo a exposição do projeto - que depois de concretizado - vai gerar em média 30 empregos diretos.

Weinert lembrou que o desenvolvimento social e econômico do município, aliado às características da economia voltada para o agronegócio, potencializa a instalação de criadouros de diversas espécies. “A economia local perceberá os reflexos que esta empresa trará. Criará divisas municipais, especialmente financeiras e tributárias, pois serão novos consumidores com salários a serem gastos no comércio da cidade”, afirmou.

Segundo o projeto, a prefeitura fará a doação de uma área de 459.354,84 metros quadrados na comunidade do Salto d’Água Verde. Lá, a empresa construirá três granjas para a criação de matrizes de patos e marrecos. “Este é o primeiro passo, para quem sabe, futuramente, a Villa Germânia possa ampliar o investimento que inicialmente terá um faturamento anual de R$ 3 milhões”, destacou Passos.

Vereador Célio Galeski (DEM) disse ser favorável a instalação da empresa e justificou dizendo “que a Villa Germânia, recebendo os incentivos municipais poderá, inclusive, um dia vir a construir no município um frigorífico para abate e comercialização dos produtos”.

Após analise das comissões, o projeto de lei será encaminhado para duas votações em plenário, provavelmente, nas sessões dos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Caso o legislativo aprove a doação de terras, o início das obras acontecerá num prazo de 30 dias e o funcionamento de pelo menos 50% do projeto em 90 dias.

Jornalista Rodrigo Melo  MTb/SC 01467 JP