Beto Passos volta a defender a transparência durante primeira sessão ordinária da Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
Prefeito Leoberto Weinert participou como convidado da atividade parlamentar

O presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Beto Passos (PT) voltou a defender a transparência das atividades desenvolvidas pela Casa. Em seu discurso na tribuna, durante a primeira sessão ordinária de 2011, realizada na terça-feira, 1º, o parlamentar disse que sua passagem pela presidência ficará marcada pela honestidade, trabalho e clareza das ações. “Manteremos a população bem informada sobre todas as atividades parlamentares. Pois a Câmara é a casa do povo e os vereadores não tem nada a esconder”, disse.

Passos informou ainda que já está implementando um corte radical nos gastos e que pretende aproveitar melhor o repasse anual feito pela prefeitura que gira em torno de R$ 3 milhões. Segundo ele, inclusive os gastos com diárias serão reavaliados. O parlamentar lembrou também que foi retirado do plenário o cronômetro que limitava o tempo de fala para os vereadores. “Era inadmissível que nós, os representantes do povo, tivéssemos um curto espaço de tempo para apresentar os anseios da comunidade e defender aquilo que era de interesse público”, comentou o presidente, que completou dizendo que “tentaram me calar, mas não conseguiram. Enquanto eu estiver aqui, nesta Casa, eleito pelo voto da comunidade irei me posicionar a favor daquilo que acho correto e criticar aquilo que discordo”, finalizou.

Já o prefeito Leoberto Weinert (PMDB), que participou como convidado especial da primeira atividade parlamentar do ano fez um breve relato das atividades realizadas pelo executivo. De acordo com o prefeito, é de suma importância a integração entre os dois poderes para que os pedidos da comunidade possam ser planejados em conjunto. “Já fizemos muitas coisas, mas ainda temos muito por realizar e isso só será possível se trabalharmos em sintonia”, afirmou. Na oportunidade, Weinert convidou os vereadores para que lhe acompanhem, nos próximos dias, em visitas que serão feitas nas obras espalhadas pelo município.

Vereador Alexey Sachweh cobra recursos para cultura

O vereador Alexey Sachweh (PPS) também fez o uso da tribuna durante a primeira sessão ordinária do legislativo em 2011. Em seu discurso, Sachweh cobrou da prefeitura mais recursos para a cultura do município. “O que vem sendo oferecido hoje é insuficiente para atender a demanda. Todos os dias nos chegam pedidos para ajudar escritores, grupos folclóricos, de teatro, músicos e ainda não temos uma política que defina prioridades nesse sentido”, ressaltou o vereador.

Para o parlamentar, atualmente existe apadrinhamentos e poucas pessoas estão sendo beneficiadas. “É preciso reavaliar esta situação”, disse. Sachweh cobrou ainda da Comissão Municipal de Cultura uma postura mais efetiva para que os recursos já existentes sejam aplicados de maneira correta. “Já que esta comissão existe, temos que cobrá-la sempre”, concluiu.

Projetos em votação

Em sua primeira sessão ordinária em 2011, a Câmara Municipal de Canoinhas aprovou, em 1ª votação os seguintes projetos:

- Projeto de Lei n. 164/2010, que “Denomina Posto de Saúde Willy Radke”, de autoria do vereador Beto Passos (PT).

- Projeto de Resolução n. 001/ 2011, que “Concede Título de Cidadão Honorário de Canoinhas ao deputado federal Décio Lima”, de autoria do vereador Beto Passos (PT).

- Projeto de Resolução n. 002/201, que “Concede Título de Cidadão Benemérito de Canoinhas para Waldir Padilha”, de autoria do vereador Beto Passos (PT).

Projeto de Resolução n. 003/2011, que “Concede Título de Cidadão Honorário de Canoinhas a Ricardo Pereira Martins”, de autoria do vereador Beto Passos (PT).

Em 2ª votação foi aprovado o Projeto de Lei n. 101/2010, que “Declara de Utilidade Pública a Associação Canoinhense de Atletismo”, de autoria do vereador Wilson Pereira (PMDB).

Em votação única foi vetado o Projeto de Lei Complementar n. 006/2010, que “Dispõe sobre pagamento a vista de crédito tributário”, de autoria do vereador Bene Carvalho (PMDB).

Jornalista Rodrigo Melo MTb 01467 JP

Fones: 3622 3396/ 8805 5134