Beto Passos critica vetos do prefeito aos projetos de origem do legislativo

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Vereador afirma que matérias em prol da população terão sempre o respaldo da Câmara Municipal

A exemplo do que ocorreu em diversas oportunidades, no ano anterior, o vereador Beto Passos (PT), voltou a criticar o prefeito do município por ter vetado matérias de origem do legislativo. Para ele, projetos importantes e de autoria dos vereadores nunca recebem o tratamento que merecem. “Estamos nesta Casa para cumprir o nosso papel que é o de fiscalizar e legislar. No entanto, parece que tem pessoas que ainda não se deram conta disso. Pensam que estão desprestigiando o trabalho dos vereadores, mas não, estão indo contra os interesses do povo de Canoinhas”, desabafou o vereador, logo após a sessão extraordinária realizada no início da tarde de quinta-feira (19).

Durante a sessão, Passos disse que o poder legislativo tem sido parceiro do governo municipal em todas as questões que beneficiam a coletividade. “Prova de que estou falando está no número de projetos de lei aprovados em 2011. Foram 264 ao todo, sendo que grande parte de origem do executivo. Nunca deixamos nada engavetado, sempre analisamos com coerência e procuramos dar agilidade ao processo. Mesmo aqueles projetos recebidos em cima da hora receberam uma atenção especial dos vereadores. Afinal, tudo aquilo que é em prol da população terá sempre o respaldo da Câmara”, ressaltou.

O vereador lamentou, de forma contundente, o veto a seis projetos de lei confeccionados pelo legislativo. Um deles, que denomina de “Adão Tadra Laatsch” a ponte sobre o Rio Canoinhas e que liga os distritos de Marcilio Dias e São Cristóvão, é de sua autoria em parceria com o vereador Tarciso de Lima (PP). “Causou espanto vetarem uma homenagem a um homem público honrado, que dedicou grande parte de sua vida aos serviços comunitários e que foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Canoinhas em exercício”, comentou.

Para Passos, a medida, talvez, seria uma maneira encontrada pelo executivo no sentido de fazer com que a homenagem fosse repassada para outra pessoa. “Não me surpreenderá se o nome escolhido para a ponte for de um parente de certa personalidade estabelecida na região. Pelo menos essa é a informação que recebi de fontes lá da capital do estado”, completou.

Os outros vetos citados e combatidos pelo vereador foram ao projeto de lei que dispões sobre o “Teste da orelhinha”, de autoria do vereador Alexey Sachweh (PPS); o que institui o “Enfermeiro nas escolas”; que cede “Espaço aos moto taxis”; que inclui “Órgão de deliberação no Detracan” e “Libera estacionamento fora do horário rotativo”, todos de autoria do vereador Wilson Pereira (PMDB).