Assembleia Legislativa de SC homenageia participantes dos Jasti com sessão solene

por admin última modificação 08/03/2018 20h50
Vereadores canoinhenses acompanharam solenidade realizada por solicitação do deputado Antonio Aguiar

Os participantes da sétima edição dos Jogos Abertos da Terceira da Idade (Jasti) foram homenageados na noite desta segunda-feira (12) com sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, em Canoinhas, no Planalto Norte. No evento, foram destacados os atletas e gestores esportivos que contribuíram para o desenvolvimento da competição e entregues certificados a membros de todas as delegações.

Realizada por solicitação do deputado Antonio Aguiar (PMDB), a solenidade aconteceu no Canoinhas Tênis Clube e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades esportivas e atletas.

Vereadores canoinhenses acompanharam a solenidade. Entre eles, Renato Pike (PR) que no ato representou a presidência da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), Chiquinho da Silva (PMDB), Neuzo Genérico (PSB) e Osmar Oleskovicz (PSD).

Sediando os jogos pela primeira vez, estima-se que Canoinhas receba entre 12 e 17 de outubro, período das competições, aproximadamente 1,6 mil atletas, provenientes de 157 municípios catarinenses. O secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, representando o governador do Estado, destacou a importância do evento, o primeiro de abrangência estadual voltado exclusivamente a competidores com mais de 60 anos. Martin também lembrou que foi de Aguiar a iniciativa de criar a competição. "Como médico, ele sabe da importância desse evento para a terceira idade. Toda vez que fala do evento seu olhar tem um brilho especial."

Aguiar destacou que sua intenção ao lançar as bases dos jogos, por meio de um projeto de lei submetido ao Legislativo estadual em 2005, foi criar uma competição que proporcionasse lazer e congraçamento aos idosos do estado e que também promovesse a saúde física e psicológica de seus participantes. A proposta foi aprovada por unanimidade e, no ano seguinte, sancionada pelo governador, na forma da Lei 13.846/2006. "Quem mantém corpo e mentes ativos adoece menos, por isso é importante termos projetos direcionados aos idosos todas as direções."

O parlamentar também comentou, emocionado, sobre Canoinhas, sua cidade natal, ser a sede dos Jasti. "Vivo um momento de grande emoção por estar realizando esta solenidade na cidade onde nasci e tenho minhas raízes. É como se um sonho se torna realidade."

Reconhecimento
Consolidando-se a cada nova edição, os Jogos da Terceira Idade vão além de uma simples competição esportiva, ressaltou o gestor esportivo da Fesporte, João Batista Cascaes. Para ele, que ajudou a estruturar o evento em cada uma das suas edições, a mensagem que os Jasti transmitem é de superação. "A presença dos atletas é que torna Jasti um espetáculo maravilhoso. E o grande legado que deixam é de que movimento e bom humor são elementos indispensáveis a cada etapa da vida, tornando-a mais prazerosa."

Competidora por Chapecó na modalidade dança coreografada, na qual se sagrou campeã nos jogos de 2008, 2011 e 2012, Diva Tonial Beal agradeceu pela homenagem em nome dos demais atletas. "Pensamos ser esta solenidade um reconhecimento pelo esforço e dedicação durante os ensaios, para que tudo corresse certo durante apresentações. Obrigado a todos que nos apoiaram até aqui. Ficamos felizes e honrados."

Também participaram da sessão o secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Hélio Cesar Wendt; o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria (PMDB); o presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior; o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Alexandre Monguilhott; a comendadora esportiva Lilian de Fátima Pinto; e o gestor de esporte de Canoinhas; Gerson Dobrochinski.

Instituições e personalidades homenageadas:

·         Governador do Estado, João Raimundo Colombo

·         Município de Canoinhas