Após anúncio de reabertura do Hemosc em Canoinhas, vereador quer que promessa saia do papel

por admin última modificação 08/03/2018 20h49
Coronel Mário Erzinger e outros vereadores querem saber qual o prazo para a reinstalação, além de outros detalhes

Graças às mobilizações em prol da reabertura da unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) de Canoinhas, foi confirmado, em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, a reinstalação do posto. Quando ficaram a par do término das atividades, anunciado no início do ano, os edis trataram o tema como prioridade, tendo deixado o espaço aberto para que fossem discutidas as razões pelas quais o governo do Estado optou pelo fechamento. O presidente da Adosarec, Silmar Golanovski, inclusive, fez uso da tribuna para lamentar o ocorrido e trazer à tona a importância que a unidade do Hemosc tem para a cidade e para outros municípios de Santa Catarina. Canoinhas, aliás, é reconhecida como a capital dos doadores de sangue, título concedido devido à cultura de doação que há entre os canoinhenses e, principalmente, aos atos realizados por Orestes Golanovski, pai de Silmar, o maior doador de sangue, reconhecido pelo Guiness Book.

Porém, mesmo com a confirmação da reabertura, restam algumas dúvidas acerca do assunto, como, por exemplo, o prazo e os moldes para a reinstalação. Pensando nisso, o vereador coronel Mário Erzinger (PR) fez o requerimento nº 152/17, solicitando que seja encaminhado ofício ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, para que ocorra de fato e de direito a instalação de uma Unidade Coletora, com a instalação de uma agência transfusional no município de Canoinhas (prometida no fim da audiência pública pelo deputado Antonio Aguiar), bem como a construção de um espaço exclusivo por parte do Estado para o uso do HEMOSC, dentro de critérios técnicos e legais que envolvem este empreendimento. O edil justificou, dizendo que “não podemos criar uma falsa expectativa de que vai reabrir de uma hora para outra.” “Entendo que não ficou muito claro onde, quando e como isso será feito”, explicou.

O edil Paulinho Basílio (PMDB) lembrou a preocupação dos vereadores com o fechamento do Hemosc e da moção de repúdio assinada nesta Casa. Ele sugeriu que seja incluído no requerimento escrito por Erzinger o prazo para a reabertura e informações que deem conta de como serão realizadas as recontratações dos funcionários, além do local onde funcionará a unidade de coleta. O vereador Paulo Glinski (PSD) frisou que a desinstalação foi uma surpresa negativa para todos e que, portanto, não havia como uma mobilização ter sido feita antes do anúncio de fechamento. “Foi uma decisão administrativa infeliz de alguém que não se preocupou com a história de Canoinhas, que talvez não saiba que aqui temos o maior doador de sangue do mundo”, atentou. Glinski ainda deixou claro que, independentemente de partido político, todos os vereadores vão lutar pela causa até o fim. “Aqui cada um tem sua ideologia política, mas na hora de brigar por Canoinhas, aqui na Câmara são 10 vereadores”, anunciou.

Norma Pereira (PSDB) também falou sobre o assunto, contando que acredita que primeiramente a unidade irá reabrir imediatamente, da maneira e no mesmo local onde já funcionava, e que a agência transfusional virá na sequência.

Confira a justificativa escrita pelo vereador Mário Erzinger:

HEMOSC/ CANOINHAS- DE UNIDADE DE COLETA PARA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL. UM SONHO POSSÍVEL.

 

Passado o primeiro momento de surpresa, revolta e indignação, pela forma como se deu o fechamento da unidade do HEMOSC em Canoinhas, houve uma comoção por parte de toda a comunidade, que culminou com uma Audiência Pública da ALESC, onde foi comunicada a reabertura da unidade no município.

Esta medida que foi tomada pelos gestores do HEMOSC/SC, ante uma estatística não compartilhada e somente analisando a frieza dos números [...] infelizmente desde a implantação desta unidade, ocorrida em 05 de janeiro de 2009, as perspectivas de atendimento as metas propostas foram frustradas, (HEMOSC, 2016). Também sob o pretexto de uma economia x efetividade, no meu entendimento vem de encontro a tudo o que se investe em publicidade para que as pessoas doem sangue no Brasil.

 Embora ocorrer o entendimento de que existem questões técnicas acerca da manutenção da agência, não concordamos com a forma como se deu o fechamento principalmente ante as argumentações abaixo.

Não foi fechado apenas o Hemosc de Canoinhas. “Foi fechada a unidade do Município que por Lei nr 18883 foi declarada como Capital Catarinense dos Doadores de Sangue” e que ostentamos com muito orgulho. Hoje podemos afirmar tranquilamente que doação de sangue em Canoinhas não é motivo de preocupação e sim de orgulho. Possui em media 6 % de doadores de sangue, sendo que a Organização Mundial da Saúde, entende como índice satisfatório 2 % de doadores regulares  e a média Brasileira é de menos de 1% da população. Estes números por si só são surpreendentes.

Município que teve na pessoa do Sr Orestes Golanóvski, (in memoriam), um dos maiores doadores de sangue do mundo com 187 doações, equivalente a todo o sangue do corpo de 20 pessoas aproximadamente e 90 litros de sangue. A história do seu Orestes abre o Livro de Marcio Moreira Alves intitulado “Brava Gente Brasileira”, que tornam conhecidos Brasileiros assim como Sr Orestes, que são exemplo. (MOREIRA ALVES, 2001).

Município que possui a ADOSAREC, Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas fundada em 1991, que possui 4.612 doadores cadastrados e fidelizados, tendo conduzido até 10/12/2013, 29.889 pessoas para doarem sangue nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, o que corresponde a mais da metade da população do município, (ADOSAREC 2013). Esta associação serviu e serve como modelo e auxiliou a implantação em diversos municípios Brasileiros.

Devemos analisar os fatos sob outra perspectiva e da audiência pública realizada esperamos ter alguns encaminhamentos como a construção de um espaço exclusivo por parte do Estado para o uso do HEMOSC e deixarmos o Status de sermos apenas uma unidade de coletas externa para a captação de sangue e que ocorra a instalação de uma Unidade Coletora com a Instalação de uma agência transfusional.  É a resposta que esperamos do Estado, para um município onde no sentido literal da palavra seus moradores doaram e doarão o sangue para a manutenção da vida de seu semelhante.

 

Coronel Mário Erzinger

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004