Antigo Fórum de Canoinhas vai se chamar Centro de Cidadania Alcides Schumacher

por Assessoria de Imprensa última modificação 12/05/2021 14h17

Antigo Fórum de Canoinhas vai se chamar Centro de Cidadania Alcides Schumacher

Projeto de Lei que iniciou em 2020 de autoria dos vereadores Wilmar Sudoski e Paulo Glinski (hoje ex-vereador), foi aprovado em segunda votação na noite desta terça-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Agora o PL segue para sanção do prefeito Beto Passos, que denomina Centro de Cidadania "Alcides Schumacher", o prédio municipal situado na rua Vidal Ramos, onde funcionava o antigo Fórum da Comarca de Canoinhas.

Quem foi Alcides Schumacher
Alcides Schumacher, 85 anos, durante os três primeiros anos da década de 1970 foi prefeito de Canoinhas. O maior feito de sua gestão se deu antes mesmo da eleição. Por ter sido apoiado pelos dois únicos partidos políticos do País na época -  Arena e MDB. Alcides se candidatou pela Arena e 20 dias depois, sem qualquer exigência, ganhou apoio do MDB.

Descendente de alemães, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, Alcides nasceu na localidade de Capão do Erval, onde o pai, Max, trabalhava na serraria herdada de seu avô. Max ficou famoso em Marcílio Dias, onde a família passou a morar tempos depois, por trabalhar com um carretão, uma espécie de carroça aberta puxada por sete cavalos.

Neste ofício, Max carregou a caldeira que levava energia a Lumber, da Estação ferroviária até a sede da empresa, no centro de Três Barras. "Isso no início quando ele carregava toras também, porque depois, quando foi criado o ramal ferroviário no centro de Canoinhas, meu pai fez um trole (espécie de carruagem) e transportava passageiros da estação de Marcílio Dias até o centro'', conta.
Essas viagens, muitas vezes, se estendiam pelo interior do município já que automóveis não existiam. Só para se ter uma ideia, uma viagem de trole até São Mateus do Sul (40 quilômetros) poderia levar um dia.

Na ocasião, durante a sessão, Sudoski fez uso da tribuna falou sobre o homenageado. Explicou que devido a pandemia, os familiares do homenageado foram representados através da filha Viviane Schumacher Ferraresi que fez um vídeo onde conta a história, a vida e os feitos do pai, que foi reproduzido durante a sessão. Na época, foi Alcides quem inaugurou o prédio registrado pelas fotos. “Mais que merecida essa homenagem, parabéns a todos os familiares”, concluiu Sudoski.

Hoje o local abriga as seguintes secretarias e repartições municipais: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Procon, Defesa Civil, Secretaria da Juventude, Bloco de Notas e os postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

inauguracao-forum_1.jpg

inauguracao-forum_2.jpg