Zenilda e Willian apresentam alguns números das cheias e preocupação para o futuro

por Assessoria de Imprensa última modificação 17/10/2023 15h11

Willian Godoy solicitou quatro itens ao Governo Municipal para ajudar afetados pelas chuvas, isenção total do IPTU ano 2024, criação de dois fundos para benefícios e redução da alíquota de ISS

A principal pauta da 61ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 16, foram as chuvas, as cheias e os problemas causados na cidade e interior de Canoinhas nos últimos dias. Os vereadores de Canoinhas usaram boa parte da sessão, para demonstrar preocupação com as cheias do rio Canoinhas. O nível do rio recuou alguns centímetros, mas com as chuvas da noite de segunda-feira para terça-feira, 17, a preocupação voltou a ser assunto, e os vereadores cobraram um planejamento do Executivo prevendo um cenário ainda pior.

Willian Godoy apresentou requerimento de nº 645/2023 demonstrando assim sua preocupação com o atual cenário e aspecto econômico da cidade. Com a concordância dos colegas Professor Osmar, Wilmar Sudoski, Roberto Todt e Tati Carvalho, o requerimento foi aprovado. Ele pede que o executivo municipal adote com urgência todas as medidas necessárias para mitigar os danos causados ao desenvolvimento econômico e social da cidade. “As fortes chuvas têm castigado todo o Estado, com destaque para a região de Canoinhas, como consequência nossa cidade enfrenta alagamentos causando diversos prejuízos para moradores e empresários. Diversas residências foram e ainda podem ser afetadas nos próximos dias, elevando ainda mais os danos causados aos moradores canoinhenses”, explicou por meio do documento.

Dessa maneira, solicitamos ao executivo municipal que estude a adoção das seguintes medidas:
a) Isenção total do IPTU ano 2024, para moradores de residências atingidas pelas cheias ou deslizamentos ocorridos no ano de 2023;
b) A criação de um fundo de fomento para recuperação de residências atingidas, com subsídio de juros, sendo implementado através de linhas de microcrédito disponibilizadas por bancos e/ou cooperativas de crédito;
c) A criação de um fundo garantidor de crédito, em parceria com o SEBRAE, para fomentar a recuperação empresarial, com juros subsidiados pelo poder público municipal e carência mínima de seis meses.
d) Realizar estudo técnico com objetivo de identificar a viabilidade para conceder redução da alíquota de ISS em casos de serviços destinados a atender vítimas dos eventos climáticos ocorridos no ano de 2023.

Zenilda Lemos, que é assistente social do Município, fez uso da Tribuna para explicar algumas ações humanitárias que estão em curso. Mais de 1,2 mil famílias já estão recebendo apoio, temos 140 pessoas abrigadas, desalojadas mais de 900 pessoas, algumas ações humanitárias aconteceram, o centro de ação coordenada no pavilhão da igreja matriz é uma delas, já arrecadamos mais de 8 mil quilos de alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene, no domingo realizamos algumas entregas, destacou ela.

Encerrando ela destacou que são realizadas três refeições por dia, agradeceu aos envolvidos, destacou a solidariedade, são muitos parceiros, muitos voluntários. Os cadastros podem ser feitos nos Cras e na secretaria de assistência social na prefeitura, ou ainda pelo whatsapp 3624 1325.

Maurício Zimmermann, ao falar sobre o assunto, disse ser o momento de se falar da SC-120, rodovia de chão batido que liga Canoinhas a Timbó Grande. Ele disse que a rodovia está “praticamente intransitável”.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199