Vereadores Tati, Silmara, André e Osmar, cobram melhorias nas estradas que atendem a Rota das Capelas

por Assessoria de Imprensa última modificação 04/07/2023 14h46

Foi realizada na segunda-feira, 03, a 37ª Sessão Ordinária onde teve diversas demandas pautadas, discutidas pelos dez vereadores.

Requerimento de nº 433/2023, autores os vereadores Tati Carvalho, Silmara Gontarek, André Flenik e Professor Osmar, que solicitaram o envio de ofício à Prefeita Municipal, e ao Secretário Municipal de Obras interino, Marcos Antônio Kucarz, solicitando com urgência, a sua atenção e ação imediata em relação à manutenção das estradas que atendem a Rota das Capelas, localizada no Planalto Norte Catarinense.

A Rota das Capelas é um importante roteiro turístico da região, proporcionando aos visitantes um passeio tranquilo, familiar e divertido, permitindo conhecer capelas e propriedades rurais, juntamente com famílias que amam sua terra e possuem valiosas histórias para compartilhar. No entanto, atualmente, as condições das estradas que compõem a Rota das Capelas estão precárias, o que prejudica não apenas o turismo local, mas também afeta a vida cotidiana dos moradores e proprietários das áreas rurais envolvidas. Os acessos estão cheios de buracos, irregularidades e falta de sinalização adequada, colocando em risco a segurança dos visitantes e dos próprios residentes.

Portanto, solicitamos que a Secretaria de Obras tome medidas imediatas para a manutenção e recuperação das estradas da Rota das Capelas, a fim de garantir a segurança e o conforto dos turistas e moradores locais. Essa é uma questão de máxima urgência, considerando o impacto econômico e social positivo que a Rota das Capelas pode proporcionar à região.

Sugerimos que sejam realizados reparos completos nas estradas, incluindo a correção de buracos, nivelamento da via, aplicação de sinalização adequada e manutenção frequente para garantir a durabilidade das melhorias.

Os vereadores apontaram ainda que essa demanda é fruto de um trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura de Canoinhas, a EPAGRI, a ACATUR e as comunidades envolvidas, demonstrando o apoio e a importância que a Rota das Capelas possui para o desenvolvimento turístico e cultural da região.

Na oportunidade eles solicitam que forneçam informações claras sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança e o bom estado das vias:
a) Com que frequência a manutenção das estradas da Rota das Capelas é realizada atualmente?
b) Existe um plano de manutenção preventiva para as estradas da Rota das Capelas? Se sim, quais são as principais atividades e a periodicidade prevista para essas ações?
c) Como é feito o monitoramento das condições das estradas? Existem equipes designadas para realizar inspeções regulares e identificar os pontos que necessitam de reparos?
d) Quais são os critérios utilizados para determinar a prioridade de intervenção em trechos específicos da Rota das Capelas? Consideram-se aspectos como fluxo de veículos, condição do pavimento e impacto no turismo local?
e) Em relação à sinalização das estradas, quais medidas estão sendo tomadas para garantir que a Rota das Capelas possua sinalização adequada, incluindo placas informativas, indicativas e de advertência?
f) Como está sendo realizada a comunicação com os moradores e proprietários de áreas rurais ao longo da Rota das Capelas em relação às obras de manutenção? Existe algum canal de comunicação estabelecido para receber feedbacks e relatos sobre as condições das estradas?

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199