Vereadores solicitam R$800 mil para reformas no Hospital Santa Cruz

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Na sessão de segunda-feira, 15, os vereadores aprovaram um requerimento direcionado aos deputados Federais e Senadores da bancada Catarinense, solicitando recursos financeiros para investimento e reforma do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC). O requerimento foi assinado por todos os vereadores presentes na sessão.

Inaugurado em 1939, o Hospital Santa Cruz de Canoinhas já passou por diversas reformas e ampliações, é considerado de porte médio, e atende toda a região, é uma entidade privada e sem fins lucrativos, já credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento pelo SUS. Conta atualmente com UTI de 10 leitos, e 77 leitos para atendimento, conta também com um centro cirúrgico e obstétrico, são ao todo 203 colaboradores, um corpo clínico composto por 61 profissionais de diversos especialidades, realizando em torno de 450 internamentos por mês, sendo 80% pelo SUS.

No requerimento são solicitados recursos de R$800 mil, para serem utilizados principalmente para a troca do telhado que apresenta grandes problemas de infiltração, goteiras, causando danos à infraestrutura hospitalar e dificultando o acesso e uso de alguns ambientes do HSCC. Conforme a vereadora Zenici Dreher, que fez uma explicação geral sobre dados e sobre o funcionamento do hospital, em reuniões com representantes da entidade, foi discutida a importância de investimentos, reformas e ampliações, com destaque para uma reforma urgente no telhado. “Esse é o pontapé inicial de um grande projeto em prol do nosso hospital. Já conversei com o presidente do hospital e com o prefeito sobre esse projeto, porque temos algumas proposições em alguns segmentos, para a ampliação dos serviços do hospital Santa Cruz de Canoinhas, para o município e para região”, comentou.

A vereadora Zenici Dreher ainda lembrou que com o apoio do município de Canoinhas, o HSCC conta com uma maternidade que dispõe de médicos obstetras e pediatras em regime de plantão, além do sobreaviso de especialidades médicas em ortopedia, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, neurocirurgia e neurologia. “O hospital Santa Cruz de Canoinhas é o único hospital do nosso município, trata-se de matéria de interesse público, por isso o apoio de toda edilidade. É o início de um grande projeto social que estaremos defendendo enquanto vereadora e enquanto assistente social do município”, finalizou Zenici Dreher.

A vereadora Norma Pereira lembrou que a sociedade sempre participou ativamente de diversas atividades para obter recursos para pequenas reformas e ampliações do HSCC, mas que essas ações acabam não sendo suficientes para grandes melhorias de estruturas. “O que eu puder colaborar eu vou fazer, vou conversar com os deputados e senadores que a gente tem mais contato, para que eles de fato vistam a camisa e lutem pelo hospital. E que cada um dê uma parte de suas emendas para nossa região, para que a gente consiga levar esse projeto à frente e fazer essa reforma importante”, afirmou a vereadora Norma Pereira.