Vereadores questionam Hospital Santa Cruz sobre internamentos

por Assessoria de Imprensa última modificação 25/04/2024 11h48

Vereadores questionam Hospital Santa Cruz e Gerencia Estadual da Saúde sobre internamentos

Foi apresentado, discutido e aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 23, o requerimento de nº 163/2024, de autoria das vereadoras Tati Carvalho e Zenilda Lemos, e dos vereadores Professor Osmar e Willian Godoy. Eles solicitaram que seja encaminhado um ofício ao Presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior, e a Gerente Regional de Saúde Cíntia Muller de Aguiar pedindo as seguintes informações:

1- Quais são os critérios utilizados para determinar se um paciente será internado pelo SUS ou pelo sistema particular?
2- Existe algum protocolo ou diretriz específica para a internação de pacientes pelo SUS?
3- Quais são as especialidades médicas disponíveis?
4- Em caso de especialidades médicas não disponíveis, quais são e por que motivo não estão sendo atendidas?

O objetivo da apresentação do requerimento 163/2024 é solicitar informações específicas ao Presidente do Hospital Santa Cruz. Os temas abordados incluem Critérios de Internação e Equidade no Acesso, como investigar os critérios para a internação pelo SUS ou pelo sistema particular. Pretende-se analisar as possíveis discrepâncias e impactos desses critérios na equidade do acesso aos serviços de saúde.

O SUS possui Protocolos e Diretrizes para Internação, e o requerimento visa explorar a existência desses protocolos específicos. Pretende-se avaliar a eficácia desses protocolos na garantia de um atendimento justo e oportuno para os pacientes do sistema público de saúde.

Quanto às Especialidades Médicas Disponíveis, seria necessário fazer um levantamento das especialidades oferecidas pelo Hospital Santa Cruz e as necessidades da população. Destaca-se a importância da diversidade de especialidades no atendimento integral aos pacientes.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199