Vereadores pedem que empregados do comércio possam receber vacinação contra a gripe

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Com a reabertura do comércio geral muitos comerciantes passaram a ter contato direto com a população, como forma de auxiliar, os vereadores apresentaram um requerimento sugerindo ao município que empregados no comércio possam entrar no grupo de pessoas aptas a receberem a vacinação contra a gripe. Apesar de não proteger contra o Covid-19, a vacina é uma maneira de resguardar contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

“Temos que pensar em nossos comerciantes, é importante incentivarmos a compra no comércio local, mas é primordial pensarmos também na saúde dessas pessoas. Temos que pensar na retomada de nossa economia, mas devemos lembrar que os empregados no comércio estão em contato direto com toda a população, assim seria de suma importância que pudessem receber a vacinação da gripe o mais rápido possível”, afirmou o presidente da casa, vereador Paulinho Basilio.

Assinado por todos os vereadores, o requerimento é direcionado ao prefeito de Canoinhas, Beto Passos, e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz. O texto lembra que é necessidade e obrigação de todos manter ações de combate aos malefícios do Covid-19, e que o Governo Federal disponibilizou aos entes da federação lotes da “vacina da gripe” para imunização da população de maior risco (idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas).

A ideia dos vereadores é que os empregados do comércio em geral, que em razão da condição de trabalho, mantém contato direto com a população, e com maior risco de contaminação, possam ser compreendidos como do grupo de risco, e sejam imunizados com a vacina da gripe. O requerimento também traz sobre as máscaras que devem ser adquiridas pelo município, para que possam ser distribuídas nos supermercados e no comércio em geral.