Vereadores concedem Título Cidadão Benemérito a Osvaldo dos Santos

por Assessoria de Imprensa última modificação 14/11/2023 16h54

Vereadores concedem Título Cidadão Benemérito a Osvaldo dos Santos

Com 78 anos, dedica seu tempo ao Lions Clube Canoinhas Ouro Verde, homenageado Osvaldo hoje é o mais ativo membro do grupo na região

Vereador Willian Godoy fez uso da tribuna para a leitura da biografia do homenageado. Prestou saudações a todos os companheiros do Lions Clube de Canoinhas Ouro Verde presente na sessão. Godoy destacou que o homenageado poderia estar em outras cidades prestando seus serviços, mas Osvaldo dedica em fazer o bem as pessoas aqui em Canoinhas. Sempre voluntariado, seja nas ações com entregas de matérias para recuperação ou nas palavras e respeito ao próximo, Osvaldo é um grande exemplo de companheiro leonino.

O título foi de autoria dos vereadores Willian Godoy, Professor Osmar Wilmar Sudoski e assinado pelos demais colegas de bancada. “Receba nosso carinho e nossa gratidão por tudo o que foi feito”, encerrou.

O homenageado Osvaldo dos Santos emocionado por várias vezes agradeceu o título. Falou da visita do Papa no Brasil, algo que o emociona até hoje, momento mais lindo da sua vida em Belém do Pará em 1980, lembrou dos trabalhos na força aérea no regime militar e inclusive com o ex-presidente Figueiredo.
“Estou com quase 80 anos e não vou me cansar, até quando minhas pernas aguentarem irei prestar os serviços como entregas de cestas básicas, e materiais de apoio como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, vocês podem contar comigo”, finalizou.

Biografia:
OSVALDO DOS SANTOS

Osvaldo dos Santos, brasileiro, Suboficial da Aeronáutica, Identidade militar 180.404/FAB, nascido em 25/04/1944, em Canoinhas. Casado com Malvina Bueno dos Santos, em São Paulo, no ano de 1972. Tem dois filhos:
- Raquel, contadora, residente em Natal-RN, casada. Neta Raíssa, estudante de medicina;
- Osvaldo Júnior, oficial da Aeronáutica, serviu no Gabinete Presidencial e atualmente é Ajudante de Ordens do Ministro da Defesa, residente em Brasilia - DF, casado. Neto Eduardo, estudante do ensino médio no Colégio Militar de Brasília/DF.

Osvaldo frequentou o Grupo Escolar Almirante Barroso, de 1957 a 1960. Depois, frequentou o Colégio Agrícola Vidal Ramos, até 1963. Ainda em 1963, prestou o serviço militar no Exército Brasileiro, servindo no 2° Batalhão Ferroviário, em Rio Negro-PR. Através de concurso público, em 1965, ingressou nas fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB), onde permaneceu por 31 anos. Em seu tempo que permaneceu na FAB, serviu em diversas unidades militares, tais como:
- Parque da Aeronáutica, em São Paulo, por 5 anos;
- Base Aérea de São Paulo/SP, por 5 anos;
- Base Aérea de Belém / PA, por 5 anos;
- Base Aérea do Galeão- Rio de Janeiro, por 13 anos;
- Base Aérea de Santa Maria / RS, por 3 anos.

Em sua passagem pela Aeronáutica, trabalhou em várias funções. Os pontos altos de toda a carreira militar foram as grandes viagens com o Projeto Rondon - na Amazônia, viagens com Instituições Federais nas fronteiras do Brasil e assistência aos Batalhões de Fronteira, com os aviões do Correio Aéreo Nacional.

Destaque de sua carreira militar na FAB, foi ter sido escolhido para fazer parte da equipe que atendeu a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980. Para ele foi muito importante recepcionar a primeira visita de um papa ao Brasil.

Ao aposentar-se, em 1996, voltou a morar onde nasceu e que muito gosta. Construiu sua casa e passou a reviver sua vida com parentes e amigos, que são muitos. Católico praticante, ingressou na Pastoral Familiar, com um trabalho importante, com uma turma dedicada em servir a Igreja, com Curso de Noivos, Liturgia e assistência aos mais necessitados.

Mais tarde entrou para o ECC (Encontro de Casais com Cristo), com dedicação à Igreja, no qual a turma é voltada para servir a Cristo. Para melhor servir aos mais carentes e necessitados, ingressou no Lions Clube de Canoinhas - Ouro Verde, no qual se dedica intensamente na ajuda com cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e cestas básicas.

Foi homenageado e diplomado pelo Lions Clube Internacional com o título "Novas Vozes" pelo incansável gesto humanitário de caridade em prol do próximo e necessitado.

Também foi homenageado com Honra ao Mérito no "Túnel do Tempo", pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados a instituições e ações sociais às comunidades de Canoinhas e Região. Atualmente, no Ano Leonístico 2023/2024, é o Presidente do Lions Clube de Canoinhas-Ouro Verde.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199